Pular para o conteúdo

Brasil escolhe “Ainda Estou Aqui” como representante

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (23) que o filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na corrida por uma vaga de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025. A decisão foi unânime entre os membros da comissão de seleção.

Ainda Estou Aqui concorreu com outras cinco produções nacionais:

  • Cidade Campo, de Juliana Rojas
  • Levante, de Lillah Halla
  • Motel Destino, de Karim Aïnouz
  • Saudade Fez Morada Aqui Dentro, de Haroldo Borges
  • Sem Coração, de Nara Normande e Tião.

Além de ser selecionado para o Oscar 2025, o filme finalmente ganhou sua data de estreia nos cinemas brasileiros.

Ainda Estou Aqui recebe reconhecimento internacional

O filme de Walter Salles já havia conquistado o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza, além de ser exibido em outros grandes festivais, como Toronto, San Sebastián e Nova York, consolidando sua relevância internacional.

walter salles nas filmagens de ainda estou aqui
Walter Salles durante as filmagens de Ainda Estou Aqui. (Imagem: Divulgação / Lais Catalano Aranha)

A trama de Ainda Estou Aqui é baseada na autobiografia de Marcelo Rubens Paiva e gira em torno de sua mãe, Eunice Paiva, viúva do ex-deputado Rubens Paiva, que foi morto durante a ditadura militar. A obra destaca a incansável busca de Eunice pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido e sua luta pela abertura dos arquivos da ditadura e pela memória dos desaparecidos políticos.

Elenco e expectativas para o Oscar

O filme é estrelado por Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello. A atuação de Fernanda Torres, que interpreta Eunice Paiva, tem sido amplamente elogiada pela crítica.

ainda estou aqui
O filme é protagonizado por Fernanda Torres e tem Selton Mello no elenco. (Imagem: Sony Pictures / Divulgação)

Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção da Academia Brasileira de Cinema, expressou seu orgulho na escolha do longa. “Ainda Estou Aqui é uma obra-prima sobre memória e uma família sob a ditadura militar. Esse é um momento histórico para nosso cinema”, afirmou. Ela destacou as chances de o Brasil voltar a figurar entre os melhores do mundo na premiação.

Leia mais:

Onde assistir Ainda Estou Aqui

Ainda Estou Aqui ainda não foi lançado, fazendo apenas aparições em festivais internacionais de cinema. Mas, após o anúncio de que o filme representará o Brasil no Oscar 2025, a Sony Pictures finalmente forneceu uma data para a chegada nos cinemas brasileiros: 7 de novembro.

Eventualmente, o longa deve chegar ao streaming, e sua casa deve ser o Globoplay.