Pular para o conteúdo

Brazil é bronze por equipes mistas no judô

O Brasil conquistou neste sábado (3) o bronze na disputa por equipes mistas do judô nos Jogos de Paris, batendo a Itália por 4 a 3.

Com o resultado, o Brasil chega a quatro medalhas no judô nas Olimpíadas realizadas na capital francesa: foi ouro com Bia Souza, prata com Willian Lima e bronze com Larissa Pimenta, igualando o número de medalhas em Londres-2012, quando o país ganhou um ouro e três bronzes.

O Brasil iniciou a caminhada na disputa por equipes vencendo o Cazaquistão por 4 a 2. Em seguida perdeu para a Alemanha por 4 a 3. Na repescagem, bateu a Sérvia por 4 a 1, garantindo a vaga na disputa pelo bronze contra os italianos.

Brasil é bronze por equipes mista no judô. Foto: Miriam Jeske/COB
Brasil é bronze por equipes mista no judô. Foto: Miriam Jeske/COB

Como foram as lutas até o bronze

A primeira luta no duelo contra a Itália foi vencida por Rafael Macedo (categoria até 90 kg), aplicando um ippon contra Christian Parlati no início do golden score.

Na sequência, a campeã olímpica Bia Souza não teve dificuldades para superar a adversária Asya Tavano (+70kg), conquistando a vitória com uma imobilização em menos de um minuto de luta. No terceiro combate, Leonardo Gonçalves acabou derrotado por Gennaro Pirelli (+90kg) com um waza-ari quando o golden score já marcava mais de 3 minutos.

Na quarta luta, Rafaela Silva venceu fácil Veronica Toniolo (até 57kg) por imobilização após derrubar a adversária no tatame. Em seguida, o medalhista de prata Willian Lima mediu forças contra Manuel Lombardo (até 73kg), mas acabou derrotado no golden score.

A penúltima luta foi entre Ketleyn Quadros (bronze em Pequim-2008) e Savita Russo (até 70kg). A brasileira aplicou um waza-ari logo no início da luta, mas levou um ippon quando faltavam 20 segundos para o fim da luta.

Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. - Foto: Miriam Jeske/COB
Brasil enfrenta conquista a medalha de bronze. – Foto: Miriam Jeske/COB

Emoção até o final no judô

Com o placar em 3 a 3, houve um sorteio para definir a luta desempate entre Rafaela Silva e Veronica Toniolo (até 57kg). A brasileira campeã olímpica na Rio-2016 derrubou a italiana quando o cronômetro marcava apenas 14 segundos de luta e garantiu o bronze para o Brasil.

“Competição por equipes é diferente, aqui a gente luta um pelo outro. Tivemos uma semana dura e por mais que tive a realização de ontem [ouro olímpico no individual], não poderia deixar de ajudar a equipe”, afirmou Bia Souza após a competição.

Veja quem são os judocas medalhistas por equipes mistas

Beatriz Souza

A atleta de 26 anos é a grande campeã olímpica da categoria +70 kg. Foi o primeiro ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos. Ela atuou em todas as disputas por equipe, perdendo apenas contra a Sérvia. Ao final do judô nas Olimpíadas, ela somou sete vitórias e uma derrota.

Daniel Cargin

O judoca de 26 anos, de Porto Alegre, compete na categoria +73 kg. Ele foi eliminado ainda na primeira rodada, contra Akil Gjakova, de Kosovo. Nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o brasileiro conquistou medalha de bronze.

Ketleyn Quadros

Em sua terceira edição dos jogos, aos 36 anos, Ketleyn competiu na categoria até 70 kg. Nas disputas individuais, a judoca venceu a espanhola Cristina Cabana Perez, mas perdeu para a francesa e campeã olímpica Clarisse Agbegnenou nas oitavas. Ela é natural de Brasília.

Léo Gonçalves

O brasileiro de 28 anos perdeu a sua primeira luta nas Olimpíadas na categoria até 100 kg, contra Dzhafar Kostoev. Mas voltou para a disputa por equipes e ajudou o Brasil a conquistar o bronze.

Rafaela Silva

Aos 32 anos, a campeã olímpica nos Jogos do Rio-2016 para a sul-coreana Mimi Huh na semifinal do individual e acabou derrotada na disputa pelo bronze pela japonesa Haruka Fanakubo. Rafaela, porém, voltou com tudo na disputa por equipes. Foi dela a vitória final que garantiu o bronze.

Rafael Macedo

O judoca foi derrotado na disputa pela medalha de bronze por punições contra o francês Maxime-Gael Ngayap Hambou. Macedo compete na categoria de até 90 kg e tinha passado pela repescagem em vitória sobre o sul-coreano Juyeop Han. Ele tem 29 anos e é natural de São José dos Campos (SP).

Rafael Silva, o Baby

O experiente judoca de 36 anos lutou na categoria +100 kg e foi eliminado em sua primeira luta nesta que é a sua quarta participação em Olimpíadas. O brasileiro perdeu para o atleta do Azerbaijão Ushangi Kokauri. Na disputa por equipes, Baby entrou em combate contra a Sérvia e venceu.

Willian Lima

Lima conquistou a primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas, na disputa da categoria até 66 kg. O judoca conquistou a prata ao perder a final para o japonês Hifumi Abe. Com o bronze, garantiu sua segunda medalha em Paris-2024.

Veja também:

Com nova prata, Rebeca Andrade iguala recorde brasileiro de medalhas em Olimpíadas

Com nova prata, Rebeca Andrade iguala recorde brasileiro de medalhas em Olimpíadas

Presidente do COI quebra silêncio sobre polêmica de gênero no boxe olímpico

Presidente do COI quebra silêncio sobre polêmica de gênero no boxe olímpico

Rafaela Silva decide e Brasil conquista bronze inédito por equipes mistas

Rafaela Silva decide e Brasil conquista bronze inédito por equipes mistas

Brasil vence Angola com tranquilidade e vai às quartas de final

Brasil vence Angola com tranquilidade e vai às quartas de final