A missão Artemis III vai representar a primeira vez que um ser humano vai pisar na Lua desde a Apollo 17, em 1972. O lançamento da espaçonave Orion, da NASA, só deve acontecer em setembro de 2026, mas os trabalhos estão a todo vapor. A Agência Espacial Europeia (ESA) deu início aos testes com a Handheld Universal Lunar Camera (HULC), a câmera que os astronautas vão usar durante as missões na Lua.
Câmera recebeu ajustes para ser usada no espaço
- A câmera lunar foi construída a partir de um modelo de uma câmera Nikon modificada.
- O dispositivo conta com alguns componentes especiais criados pela NASA, como uma cobertura térmica que vai protegê-la da poeira e das temperaturas extremas na superfície lunar.
- Além disso, os botões foram ajustados para que os astronautas possam usá-los com maior facilidade.
- A maior preocupação é em relação ao uso das luvas que fazem parte do traje espacial preparado para a missão.
- As informações são da própria ESA.
Leia mais
Equipamento é considerado fundamental para a missão
Por enquanto, a Handheld Universal Lunar Camera foi testada apenas durante uma caminhada lunar simulada nas instalações da NASA, nos Estados Unidos. Segundo os engenheiros responsáveis pelo trabalho, a câmera capturou uma grande quantidade de detalhes à distância, algo que excede tudo o que já foi visto antes na Lua.
O equipamento é considerado fundamental para ajudar os astronautas na hora da definição de quais locais devem ser visitados na Lua. Isso porque análises dos dados do programa Apollo mostraram que a percepção de distâncias e relevo muda enquanto o ser humano está na superfície lunar, afetando a forma como ele interage o terreno.
Segundo Jeremy Myers, líder da NASA para a câmera HULC, se a tripulação quiser ver mais além do local de pouso, uma lente teleobjetiva vai permitir que eles tirem imagens de objetos distantes e decidam qual caminho explorar.