Um dos maiores desafios na adesão de veículos elétricos é a infraestrutura de carregamento. A Beam Global achou uma forma de solucionar esse problema para donos de carros, com estações de carregamento ao ar livre que podem ser rapidamente transportadas e instaladas. Agora, a empresa quer facilitar a vida de quem tem uma bicicleta elétrica.
A companhia está planejando estações de carregamento movidas a energia solar que podem abastecer até 12 e-bikes de uma vez.
Empresa tem experiência no setor de carregamento
A Beam Global, uma empresa de San Diego (Estados Unidos), é conhecida pelo EV Arc, uma estação de carregamento de carros elétricos que não depende de rede. Isso porque a estrutura é coberta por painéis fotovoltaicos e abastecida por energia solar.
Outra característica importante é que o “carregador portátil” é fácil de projetar e instalar, podendo ser transportado por caminhões até o ponto de instalação e implementado sem necessidade de cabeamento. Ou seja, qualquer lugar pode virar uma estação de carregamento.
No caso do EV Arc, a versão mais recente tem um conjunto solar de 4,4 kW e 40 kWh de armazenamento de bateria, podendo carregar até seis carros ao mesmo tempo. Alguns dos clientes notáveis da empresa são o Google e o Exército dos EUA.
Companhia quer facilitar vida de quem tem bicicleta elétrica
Agora, a Beam Global quer fornecer a mesma comodidade para quem tem uma bicicleta elétrica. A novidade é o BeamBike, uma estação de carregamento “portátil” e de fácil instalação. Segundo o CEO Desmond Wheatley, a estrutura “pode ir a praticamente qualquer lugar que uma e-bike pode ir”.
O executivo explicou a motivação por trás da adaptação da estação de carregamento:
Pedidos repetidos de alguns dos nossos melhores clientes e as raras, mas notórias, tragédias de incêndios internos causados por bicicletas elétricas nos inspiraram a desenvolver uma solução de carregamento ao ar livre que pudesse ser implementada rapidamente, realocada quando necessário e operada independentemente da rede elétrica.
Desmond Wheatley, CEO da BeamGlobal
Ainda de acordo com Wheatley, a intenção é criar soluções para todos os públicos.
Leia mais:
Como funciona a estação de carregamento para bicicleta elétrica
- Assim como o EV Arc, a estação de carregamento para e-bikes tem um conjunto solar de 4,4 kW. Ele mede 6,3 metros de comprimento por 3,3 metros de largura, e vem com armazenamento de bateria de 20, 30 ou 40 kWh.
- A parte inferior tem 5,5 metros de comprimento por 2,3 metros de largura, o suficiente para comportar 12 bicicletas carregando de uma vez;
- Para isso, cada bicicleta elétrica deve ser travada em seu respectivo lugar e conectada a uma tomada de 120 V (protegida contra intempéries);
- De acordo com o New Atlas, os benefícios incluem recargas baratas (ou de graça, dependendo do local); possibilidade de estacionar e prender a bicicleta enquanto ela carrega, sem precisar ficar por perto; e diminuir os riscos de uma estação de carregamento tradicional.
Onde carregar minha bicicleta elétrica ao ar livre
Se você ficou interessado, as estações de carregamento da Beam Global devem ser implementadas em locais públicos de transporte, parques, shoppings, campus e complexos empresariais. Como ela não precisa de conexão ou cabeamento, também pode ser usada em eventos pontuais.
Por enquanto, a empresa tem unidades do EV Arc apenas nos Estados Unidos e não está claro quando a BeamBike começará a ser instalada. O preço da estrutura também não foi revelado.