A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer voltada para aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), revelou neste domingo (21) o primeiro protótipo em tamanho real do seu “carro voador” na Inglaterra. Segundo a empresa, as primeiras unidades das 2.900 unidades encomendadas começam a ser entregues em 2026.
O que sabemos sobre o carro voador da Embraer
- O “carro voador” da Embraer é um modelo “lift+cruise”. Isso significa que possui motores para deslocamento vertical e asas para deslocamento horizontal;
- Com fabricação em Taubaté (SP), os primeiros EVE-100 estão previstos para serem entregues em 2026;
- Segundo a Eve Air Mobility, um trajeto em Miami (EUA) que levaria 45 minutos de carro demoraria 15 minutos no EVE-100;
- O EVE-100 tem oito hélices para decolagem e pouso e um motor elétrico para propulsão. A autonomia estimada é de 100 quilômetros — por isso, será usado especialmente para táxi aéreo urbano;
- O “carro voador” poderá transportar até quatro pessoas e o piloto. Os pousos e decolagens ocorrerão em aeroportos e vertiportos (heliportos para aeronaves elétricas).
Os primeiros testes de voo, previstos começarem em 2024, vão acontecer em três cidades brasileiras e uma nos Estados Unidos. São elas: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS) e São Francisco.
Leia mais:
A apresentação do protótipo aconteceu na 45ª edição do evento Farnborough Airshow. A Embraer planeja integrar o carro voador como um novo meio de transporte para trajetos curtos na cidade. A ideia é levar passageiros do centro até o aeroporto em minutos, por exemplo, sem emissão de CO₂.
A previsão é que a planta nacional da Eve comece a operar em 2026 no interior de São Paulo, mesmo ano previsto para o início das entregas do carro voador.