A Tesla figura entre as fabricantes de carros usados menos confiáveis nos Estados Unidos, conforme o primeiro ranking de marcas da Consumer Reports, que avalia a confiabilidade de modelos com 5 a 10 anos.
A fabricante dos Model 3 e Model Y está próxima do fundo da tabela de confiabilidade da CR, apenas acima de duas outras montadoras: Dodge e Chrysler. Em contraste, a Lexus lidera o ranking, seguida pela Toyota e Mazda.
É importante observar que a Tesla é a única fabricante de carros totalmente elétricos incluída no ranking, o que explica em parte sua posição.
Ranking considera modelos a partir de 2014
- Em 2014, o ano do modelo mais antigo considerado para o ranking, a Tesla era a única fabricante de veículos elétricos de massa nos EUA, um cenário que mudou apenas no início da década de 2020, quando Rivian, Polestar e Lucid começaram a entregar seus primeiros veículos elétricos de passageiros.
- Naquela época, o Model S, o primeiro carro de produção em massa da Tesla, estava em seus primeiros anos, tendo sido lançado apenas dois anos antes, e o Model X entrou em produção em 2015.
- Como é comum com novas montadoras, os primeiros modelos podem apresentar problemas iniciais resolvidos em versões posteriores, como o Model 3 e o Model Y.
No ranking de confiabilidade de carros novos da Consumer Reports, a Tesla ocupa a 14ª posição entre 30, com a Rivian em 28ª e a Chrysler em 30ª, o que indica que a empresa está progredindo.
Leia mais:
“Os dados mostram que vários proprietários do Model S 2014-2015 relataram problemas com o motor elétrico, a bateria ou o hardware de infoentretenimento”, disse Steven Elek, analista sênior de dados automotivos da Consumer Reports.
“É possível que esses problemas apareçam com o tempo, e ainda precisamos observar os novos modelos para identificar possíveis tendências”, completou
Para elaborar o ranking, a CR solicitou aos membros que relatassem problemas com seus veículos de 2014 a 2019, analisando 20 áreas de possíveis falhas, como freios rangendo, acabamento interno danificado e problemas maiores, como falhas no motor, transmissão ou na bateria de veículos elétricos fora da garantia.
A pesquisa incluiu mais de 150 mil veículos, e as pontuações gerais de confiabilidade dos seis anos dos modelos foram usadas para calcular a pontuação de confiabilidade da marca para carros usados.