Na era da IA e dos chatbots, tecnologias essas que permitem infinitas possibilidades de personalização sem a necessidade de um conhecimento profundo sobre o assunto. A OpenAI se destaca cada vez mais neste cenário, principalmente devido ao novo marketplace que lançou no início de 2024. Veja como publicar chatbots personalizados na GPT Store. Confira!
Por que criar um chatbot personalizado?
Com o chatbots personalizados, as empresas podem ter entre os muitos benefícios o atendimento ao cliente aprimorado, fornecendo respostas rápidas e precisas a perguntas frequentes, com uma melhora considerável da experiência do cliente.
A eficiência operacional aumentada, liberando tempo para que as equipes se concentrem em tarefas de maior complexidade, assim como no engajamento do usuário, aumentando com isso a satisfação do cliente e boa reputação da empresa.
Além disso, os chatbots personalizados podem ajudar a otimizar a produção de conteúdos para diversos setores da indústria e até auxiliar na correção textual. Trazendo maior qualidade tanto no meio acadêmico como na comunicação empresarial.
Leia mais:
Como funciona a GPT Store?
A GPT Store, loja oficial da OpenAI, disponibiliza aplicativos aos quais já estamos acostumados a fazer downloads no smartphone. No entanto, ela atua como uma extensa biblioteca de GPTs personalizados, que os parceiros da OpenAI e sua comunidade de assinantes pagos criaram.
Lá, você pode descobrir, por exemplo, quais GPTs são os mais populares, quais estão em alta na comunidade, e também pode conhecer novas opções por categorias de busca como DALL-E, redação, programação, educação, estilo de vida e pesquisa.
Criando um chatbot personalizado
- Acesse a loja de aplicativos do ChatGPT para começar a criar seu chat personalizado.
Outro caminho é clicar no item “Exporar GPTs” no canto esquerdo da tela.
- Na próxima tela, clique em “+ Criar” se for começar do zero.
Caso você já tenha um GPT em produção, clique em “Meus GPTs” para editá-lo.
- Agora, você poderá criar seu GPT personalizado.
Na aba “Criar”, você dá instruções como “Faça um atendente para tirar dúvida sobre os produtos da minha loja virtual”. Já na aba “Configurar”, você escolhe o nome, inclui instruções adicionais (o que ele pode ou não fazer, por exemplo) e pode até configurar ações externas (via API).
- Quando terminar, toque em “Criar”
- Selecione a privacidade entre: apenas para mim, qualquer pessoa com o link ou público na loja GPT.
Depois, clique em “Salvar” e pronto!
É importante saber que o criador do GPT personalizado tem controle sobre a configuração e o comportamento do GPT (como as instruções personalizadas, o tom e os dados de conhecimento), mas não tem acesso ao conteúdo das conversas que outros usuários têm com o GPT.