A China revelou recentemente um robô humanoide para uso geral, o primeiro movido exclusivamente por eletricidade. A novidade se chama Tiangong e foi criada pelo Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim.
Leia mais:
Como é o robô humanoide chinês
- O Tiangong mede 1,63 m e pesa 43 kg. Ele funciona com bateria de 48 V/15 Ah e possui Wi-Fi integrado.
- Os braços têm três graus de liberdade e as articulações das pernas seis, além de unidades avançadas de medição inercial.
- Ele ainda não possui mãos semelhantes às humanas no estágio atual de desenvolvimento, mas pode correr a uma velocidade constante de 6 km/h.
- O Tiangong também pode subir encostas e escadas sem depender de sensores de visão 3D, ajustando sua marcha à medida que avança.
- As informações e imagens são do portal CGNT.
O robô de código aberto foi anunciado como o “primeiro de tamanho real do mundo capaz de funcionar exclusivamente com acionamento elétrico” — embora já existam concorrentes parecidos como o novo Atlas da Boston Dynamics.
Quanto ao processamento, os desenvolvedores afirmam que o robô pode realizar 550 trilhões de operações por segundo. Mais detalhes ainda são escassos no momento. Segundo os criadores, ele poderá ser usado, por exemplo, em centros de fabricação e atendimento ou como assistente doméstico.
Confira um trecho do vídeo de apresentação abaixo:
O Centro de Inovação de Robôs Humanoides de Pequim foi criado em novembro passado e abriga mais de uma centena de empresas de robótica. O centro é destinado para formar uma cadeia industrial completa para componentes, desenvolvimento de aplicações e construção de robôs, informa o NewAtlas.