A Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos publicou a tão aguardada regulamentação de veículos elétricos de decolagem e pouso vertical no país — ou, como são mais conhecidos, os carros voadores. Segundo o órgão, as regras vão traçar o caminho da “viagem aérea do futuro”.
Essa será a primeira categoria completamente nova de aeronaves civis desde que os helicópteros foram introduzidos na década de 1940. As operações incluem táxis aéreos, entrega de carga e uma variedade de operações em áreas urbanas e rurais.
A regulamentação traz qualificações e treinamento para instrutores e pilotos, além de requisitos operacionais, incluindo altitudes mínimas seguras e visibilidade necessária. São elas:
- Faz alterações em vários regulamentos existentes e estabelece um Regulamento Federal Especial de Aviação (SFAR) com novos requisitos para facilitar a certificação e o treinamento de instrutores e pilotos.
- Aplica requisitos operacionais de helicópteros a algumas fases do voo e adota uma abordagem baseada no desempenho para certas regras operacionais.
- Permite que os pilotos treinem em voo motorizado com um único conjunto de controles de voo; as regras legadas exigem dois controles de voo – um para o aluno e um para o instrutor.
“A FAA continuará a priorizar a segurança do nosso sistema enquanto trabalhamos para integrar perfeitamente tecnologia e operações inovadoras. Esta regra final fornece a estrutura necessária para permitir que aeronaves de elevação motorizada operem com segurança em nosso espaço aéreo”, disse o administrador da FAA, Mike Whitaker.
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Aeronaves verticais para o futuro
Chamada de eVTOL, esse tipo de aeronave usa rotores de inclinação que permitem a decolagem e o pouso vertical como um helicóptero, fazendo a transição para um voo com asas fixas, como um avião.
Startups americanas vêm investindo nessa modalidade, como Joby Aviation, Archer e Wisk, o que exigiu da FAA uma regulação para projetos de elevação motorizada.
Um conjunto de regras chegou a ser anunciado no ano passado, mas foi criticado por parte da indústria por ser muito rígido, segundo o site The Verge.
“A nova regulamentação garantirá que os EUA continuem a desempenhar um papel de liderança global no desenvolvimento e adoção de voos limpos”, disse JoeBen Bevirt, fundador e CEO da Joby, em uma declaração.
O processo de certificação é longo e ainda não há aeronaves de elevação motorizada em operação comercial nos Estados Unidos.