Os usos que fazemos de um PC ou notebook são vários e, às vezes, criamos e baixamos arquivos que precisam de uma segurança extra contra pessoas curiosas. Por isso, o sistema do Windows já possui um recurso nativo que permite aos usuários a inserção de uma senha para proteger pastas e demais arquivos.
A seguir, confira um tutorial simples que ensina a como colocar senha numa pasta do Windows para manter seus arquivos à salvo.
Como colocar senha em pasta do Windows 10 e 11 pelo sistema
Tempo necessário: 5 minutos
- Encontre o arquivo desejado
O primeiro passo é navegar pela biblioteca do seu computador e procurar pela pasta que deseja colocar uma senha;
- Selecione a opção correta
Em seguida, clique sobre a pasta com o botão direito do mouse e selecione a opção “Propriedades”;
- Escolha o botão certo
Dentre as opções disponíveis, selecione o botão “Advanced”;
- Marque a caixa de texto
O menu abaixo irá solicitar uma demarcação específica: selecione “Encrypt contents to secure data” e clique em “Ok”;
- Faça o backup de segurança
Três opções ficarão disponíveis: fazer o backup agora, fazer mais tarde e nunca fazer. Clique na primeira opção para fazer o backup na hora e siga o passo a passo. Isso é importante porque você ganhará uma chave criptografada que impedirá que você perca acesso à pasta mesmo que esqueça a senha;
- Confirme algumas configurações
Clique no botão “Avançar” duas vezes sem alterar nada para garantir que as configurações estejam de acordo com o que o sistema recomenda;
- Salve uma senha
Clique na caixa de marcação ao lado da palavra “Password” e insira a sua senha nos dois campos de texto subsequentes. Então, selecione “Next”;
- Conclua o processo
Escolha o local do backup e selecione o botão “Save”. Depois, selecione o botão “Avançar” para verificar a exportação e então clique em “Concluir”. Por fim, abra o local onde a pasta está localizada e veja que ela está guardada por um cadeado amarelo.
Leia mais:
Com imagens de divulgação de: Avast.