Quem trabalha com o Excel no dia a dia pode enfrentar algumas dificuldades, já que o programa tem diversas funções e nem todas elas estão totalmente explícitas. Conhecido principalmente pela habilidade de fazer tabelas dos mais variados tipos, o Excel foi aumentando suas tarefas desde o seu lançamento.
Para facilitar a vida de quem precisa utilizar tabelas disponíveis na internet, até mesmo para editá-las, a Microsoft oferece o Power Query, uma ferramenta que permite a importação de dados da web diretamente para o Excel.
Confira abaixo como fazer para importar os dados da web para o Excel, inclusive tabelas.
Como importar tabelas da internet para Excel
Tempo necessário: 5 minutos
- Abra o Excel e, na tela inicial, selecione Novo;
Na caixa Pesquisar modelos online, pesquise Power Query;
- Abra o tutorial Power Query e pressione Criar;
- Na planilha Importar Dados da Web, copie a URL da página do qual a tabela que deseja copiar está;
- Selecione Dados > Obter> de Transformação & da Web;
- Pressione CTRL+V para colar a URL na caixa de texto e selecione OK;
- No painel Navegador, em Opções de Exibição, selecione a tabela Resultados;
Power Query o visualizará no painel Modo de Exibição de Tabela à direita;
- Selecione Carregar. Power Query transforma os dados e os carrega como uma tabela do Excel;
- Clique duas vezes no nome da guia folha e, em seguida, renomeie-o. Pronto!
Caso seja necessário, acesse o site da Microsoft para ver um vídeo com o passo a passo.
Para que a planilhe atualize sozinha quando for aberta:
Clique com o botão ESQUERDO (clique simples) na tabela (verde) gerada, e em seguida, selecione a opção de Propriedades da Conexão:
Em seguida, clique na opção Atualizar dados ao abrir o arquivo:
É só salvar e pronto! Toda vez que abrir o arquivo, o Power Query vai fazer essa busca de dados para você.
Leia mais:
Para editar a tabela antes de carregar
Isso é possível no Ambiente Power Query dentro do Excel. É um ambiente virtual, que é onde você determina as etapas no tratamento de dados antes de importá-los. Para acessar esse ambiente, siga a imagem:
Aqui, podemos selecionar o que queremos fazer com nossa tabela, como por exemplo, com 2 cliques no cabeçalho, mudar os títulos:
No canto do cabeçalho está um “ABC”, evidenciando que temos texto nessa coluna, e não podemos aplicar operações matemáticas (como soma) em textos.
Selecione as colunas com o Ctrl
apertado, e altere o tipo de dados:
Com isso, os números foram “para direita”, e o “ABC” mudou para “1.2”. Isso significa que ali há dados numéricos agora.
Para finalizar, você pode, por exemplo, selecionar as colunas que não quer, e apertar o delete. Após isso, basta fechar e carregar.
Uma vez que você configurou seu comando no Power Query, toda vez que atualizar a planilha (seja pelo botão de Atualizar, ou pela opção de atualização na abertura), todos os comandos do Power Query serão reaplicados.