Sempre devemos ter cuidado com nossas informações pessoais e, principalmente, na hora de descartar embalagens, pacotes e envelopes precisamos destruir esses dados. É importante saber como e também os motivos pelos quais devemos fazer isso.
Não negligencie essa etapa, destruir os dados pessoais nas etiquetas de pacotes que cada vez mais passaram a fazer parte da nossa rotina, em virtude das lojas online ou envelopes de contas de consumo, é um passo importante de proteção à nossa privacidade.
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Não jogue simplesmente no lixo as embalagens ou qualquer objeto que tenha etiqueta com seus dados pessoais. Antes do descarte, é recomendável apagar essas informações. Dados como CPF, endereço e nome completo podem ser expostos se o consumidor não prestar atenção ao descartar as embalagens.
Se você apenas dizer o descarte, criminosos podem realizar golpes como clonagem de cartões, abertura de contas, solicitações de empréstimos e invasão de casas.
Veja dicas de como inutilizar ou destruir informações pessoais:
- Apague as informações pessoais de etiquetas e envelopes
- Borre as etiquetas de envelopes com informações pessoais, como contas e outros documentos
- Verifique as embalagens e envelopes antes do descarte
- Remova cuidadosamente todas as informações pessoais contidas nas embalagens
Outro cuidado muito importante é com os códigos de barras e QR Codes colados na caixa escondem dados que não conseguimos ver.
Embalagens que chegam pelos Correios e por transportadoras vêm com informações básicas como nome e endereço. Essas são fáceis de borrar com carimbos de privacidade e canetas com marcação permanente.
Destruir informações pessoais também nos QR Codes
Mas os códigos de barras e QR Codes colados na caixa escondem dados que não conseguimos ver. Sim e isso não é fake de WhatsApp. Os QR Codes que vêm em muitas etiquetas de entregas de comércios eletrônicos contêm informações de identificação digital.
Os fraudadores conseguem ler os dados no QR Code e com essas informações, usá-las para aplicar golpes. Os dados presentes nas etiquetas são as informações do código de acesso da nota fiscal, com 44 dígitos, que inclui nome completo, CPF, valor gasto e telefone do consumidor.
Se você ainda não se convenceu, saiba que os dados de mais de mais de 223 milhões de brasileiros vazaram e foram parar na dark web em 2021. Esses dados (como nome, CPF e data de nascimento) estão em sites que existem nessa rede anônima e que podem ser usados na circulação de conteúdo ilegal e até criminoso. Portanto, todo e qualquer cuidado é pouco e importante, ainda que não possamos controlar totalmente o acesso às nossas informações pessoais.
Não jogue sua privacidade no lixo
Outro dado alarmante é a média de 120 mil golpes online por mês apenas no Brasil. Conforme divulgado no relatório “Indicador de Tentativas de Fraude”, da Serasa Experian, no nosso país há uma tentativa de fraude a cada 3,3 segundos.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) surgiu com o objetivo de regulamentar e estabelecer padrões sobre quais dados são pessoais ou sensíveis e de como essas informações devem ser tratadas e armazenadas por empresas.
Agora que você já sabe que é importante destruir os dados de forma correta e segura, veja recursos para te ajudar nessa tarefa.
Carimbos
Os chamados carimbos de privacidade são ferramentas essenciais para proteger informações confidenciais e garantir a segurança dos dados. São amplamente utilizados em escritórios, empresas e instituições governamentais que lidam com informações sensíveis. E também podem fazer parte do nosso uso doméstico.
Podem ser usados para cobrir o seu endereço pessoal e número de telefone em todos os documentos. Os carimbos mancham as informações com caracteres aleatórios. No entanto, não carimbam em papéis/etiquetas/envelopes plastificados, laminados, brilhantes. Nesse tipo de material a tinta sai/borra. Custam (em média) de R$ 23 a R$ 52.
Canetas
As canetas de marcação permanente também têm a mesma finalidade e rabiscam os dados e são mais baratas. Podem ser usadas em várias superfícies e materiais e têm alta aderência à superfície onde são aplicadas. A tinta de alta qualidade das canetas de marcação seca rapidamente e resiste ao borrão, desbotamento e à umidade. Preço, em média, R$ 4,90 cada.
Fragmentadoras de papel
A alternativa mais avançada e de maior custo também. A fragmentadora de papel é um equipamento eletrônico que tritura e corta documentos, extratos financeiros, recibos, contas e outros materiais. É utilizada para destruir informações confidenciais impressas ou escritas em documentos, sejam eles pessoais ou empresariais.
Ao escolher uma fragmentadora de papel, é importante considerar o número de pessoas que irão utilizá-la e a quantidade de papel que será necessário destruir de uma só vez. Existem modelos que trituram muitas folhas de uma vez, cortam em mini partículas, fragmentam CD, DVD e cartões, além de serem super silenciosos. Preços variam de R$ 185 a R$ 1.890 dependendo do modelo.
Dicas amigas e caseiras
Claro que você pode também retirar as etiquetas e picá-las manualmente. Ainda assim, utilize estas dicas:
- Embaralhe o lixo – Ao descartar a embalagem, misture-a com outros itens no lixo. Não a deixe visível na parte superior da lixeira. Outro truque é espalhar os papeis picados em diferentes lixeiras.
- Dê preferência à reciclagem – Reciclar é uma ótima maneira de garantir o descarte correto de embalagens. Além disso, você pode reutilizar embalagens para outros fins, sem precisar descartar certas caixas que contenham informações importantes sobre o produto que foi enviado.
- Evite compartilhar fotos de embalagens – Para que compartilhar fotos de pacotes recebidos em redes sociais? Acredite, golpistas podem capturar seus dados pela imagem.
Com informações de Serasa Experian.