Um avião de passageiros da VOEPASS Linhas Aéreas que ia de Cascavel (PR) para Guarulhos (SP) caiu na cidade de Vinhedo (SP) na tarde dessa sexta-feira (9). O modelo da aeronave turboélice é o ATR-72-500, com capacidade para 68 passageiros (57 passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo). Segundo a TV Globo, não há registro de sobreviventes.
As causas do acidente ainda não são conhecidas e serão investigadas pelas autoridades competentes. Equipes de resgate foram enviadas ao local para prestar socorro e avaliar a situação.
A aeronave turboélice ATR-72-500
Segundo informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave — muito utilizada em rotas regionais — é um modelo turboélice com 68 assentos, fabricada pela ATR, uma das maiores fabricantes de aviões do mundo, com sede na França.
O ATR-72-500 é conhecido por sua eficiência em voos de curta distância, operando em altitudes de até 10 mil pés (cerca de 3 mil metros) e atingindo uma velocidade máxima de 510 km/h. Além disso, o modelo pode transportar um peso máximo de 7 mil quilos em serviço, o que o torna ideal para voos regionais com demanda variada de carga e passageiros.
Características Técnicas
- O ATR-72-500 tem capacidade para até 68 passageiros em configuração padrão, além de uma tripulação de quatro membros.
- Está equipado com motores Pratt & Whitney PW127, que proporcionam potência e eficiência em rotas curtas e médias.
- A aeronave pode atingir uma velocidade de cruzeiro máxima de 510 km/h.
- Com uma capacidade de combustível de aproximadamente 5.000 litros, o ATR-72-500 pode cobrir distâncias de até 1.500 quilômetros, dependendo das condições de carga e operação.
- Opera em altitudes de até 25.000 pés (cerca de 7.600 metros), embora a altitude de cruzeiro ideal seja mais baixa, em torno de 15.000 a 20.000 pés.
- O peso máximo de decolagem é de aproximadamente 23 toneladas (23.000 kg), incluindo a aeronave, passageiros, tripulação, combustível e carga.
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Operação e Uso
O ATR-72-500 é amplamente utilizado por companhias aéreas em todo o mundo, especialmente em regiões onde a infraestrutura aeroportuária é limitada, graças à sua capacidade de operar em pistas curtas e menos preparadas. A aeronave é particularmente popular em voos regionais, onde o custo-benefício e a flexibilidade são fundamentais.
Apesar da tragédia aérea, a aeronave também possui um histórico operacional sólido, sendo um dos modelos preferidos para rotas domésticas e regionais devido à sua confiabilidade e eficiência.