Entende-se que a luz é o principal fator que permite a captura de uma imagem, então, é fácil perceber que quanto melhor for a iluminação do objeto fotográfico, melhor será o resultado final. Infelizmente, uma boa iluminação não quer dizer, necessariamente, uma grande quantidade de luz, mas uma porção suficiente para tornar visível um objeto de acordo com a forma que um fotógrafo deseja capturá-lo. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a melhorar a iluminação ao tirar fotos com seu celular.
Leia mais:
Ajuste o ISO e a incidência de brilho na lente
No curso de fotografia, aprendemos que o ISO é um recurso presente nas câmeras fotográficas e nas câmeras de celular. Com ele, é possível administrar a sensibilidade do sensor da câmera à luz do ambiente.
Em outras palavras, é uma ferramenta que permite, por exemplo, absorver a pouca luminosidade de um ambiente escuro para conseguir uma boa foto, como quando estamos num parque que só é iluminado por postes de luz. Já na presença de um ambiente extremamente claro, como próximo a um holofote ou debaixo do sol, o ISO possibilita diminuir a sensibilidade à luz para não estragar a foto com excesso de luz.
O ajuste de brilho, por outro lado, tem uma interferência direta em como as cores são capturadas na imagem: um brilho mais intenso permite mais luminosidade e cores mais nítidas; enquanto que um brilho menos intenso capta menos luz e a definição das cores cai.
Em outras palavras, a alteração das configurações de brilho e ISO na câmera do seu celular vão impactar diretamente em uma fotografia mais limpa, iluminada e colorida.
Fotografe de costas para a fonte de luz
Embora as câmeras de celular, muitas vezes, tenham um megapixel até maior que as câmeras fotográficas profissionais, seus recursos de captura ainda têm muito o que ser melhorado. Quando fotografamos um objeto que está de frente para uma fonte de luz, a maioria das câmeras de celular não costumam capturar uma boa imagem.
Por isso, nos casos do objeto fotográfico estar sendo iluminado por uma fonte de luz diretamente, recomendados que você fique na frente desta luz, para barrar o excesso de luminosidade entrando direto na lente, e que capture a imagem desta forma. Com essa dica, a quantidade de luz a entrar na lente estará mais balanceada para a fotografia ficar nítida, mas sem desfocar a imagem como um todo.
Use o flash apenas em ambientes fechados
Quando estiver ao ar livre, no início da manhã ou final da tarde, descarte a possibilidade do flash. Mas, quando estiver em um ambiente fechado, principalmente quando não houver uma boa iluminação artificial, aí sim é o melhor momento para usar o flash.
Isso ocorre porque dentro de casa é menos comum que a iluminação natural traga tanta luminosidade quando comparado com o lado de fora. Desta forma, você balanceia essa questão ao usar o flash num ambiente fechado e traz uma quantidade mais estável de luz para foto, que é essencial para sua nitidez.
Dê preferência a fotografar no início da manhã ou no final da tarde
Já comentamos que o excesso de luz pode comprometer o resultado de sua fotografia, pois uma boa iluminação é aquela que entra na lente de forma estável. Por isso, quando precisar fotografar ao ar livre e aproveitar a luz natural, dê preferência aos horários no início da manhã ou no final da tarde, visto que são os momentos em que a luz não está tão concentrada, mas ainda consegue iluminar bem a lente da câmera sem prejudicar o resultado final da foto pelo excesso de luz.