O torcedor do Los Angeles Lakers teve um final de semana como há muito tempo não se via. Entre sexta-feira e domingo, o time treinado por Darvin Ham deu duas belas demonstrações de força e derrotou Milwaukee Bucks e Minnesota Timberwolves. Na vitória sobre os Bucks, LeBron James foi desfalque, e D’Angelo Russell assumiu o protagonismo: 44 pontos, nove assistências e o arremesso decisivo a menos de seis segundos para o final.
Ainda restam 16 jogos para a equipe de Los Angeles, que de acordo com projeções tem o 10º calendário mais complicado até o final da competição, o 17º na NBA. O cálculo é feito com base no percentual de aproveitamento dos adversários que cada um enfrentará daqui a abril.
Com 36 vitórias e 30 derrotas, os Lakers estão hoje na nona posição. Ainda assim, o sonho de conseguir uma classificação direta aos Playoffs permanece vivo, já que a distância para o sexto colocado Phoenix Suns é de apenas duas partidas. Mas o que nos mostram os números dos times envolvidos nesta disputa, afinal?
Como estão os adversários dos Lakers
A briga pela sexta colocação gira atualmente em torno de seis equipes. Da 10ª à sexta posição, são elas Golden State Warriors (33-30), Los Angeles Lakers (36-30), Dallas Mavericks (36-28), Sacramento Kings (36-27) e Phoenix Suns (37-27). Os números entre parênteses sinalizam as vitórias e derrotas, respectivamente.
A primeira boa notícia para os torcedores angelinos está no retrospecto recente dos concorrentes. Nos últimos 20 jogos, apenas os Warriors ganharam mais vezes do que o Los Angeles Lakers, 14 a 13 para o grupo de Stephen Curry e companhia. Dos que estão na frente, quem mais se aproximou foram os Mavericks, com 12 vitórias, enquanto Kings e Suns ganharam 11 e perderam nove.
Outro cenário que indica uma boa reta final para L.A está no calendário. Enquanto LeBron James e Anthony Davis terão apenas o 17º em termos de dificuldade, a expectativa é de que os Suns tenham a caminhada mais complicada entre todas as 30 franquias da liga. Os adversários restantes do elenco treinado por Frank Vogel têm uma média de 57% de aproveitamento.
Quem também deve ter bastante trabalho é o Kings, coincidentemente o último time a derrotar os Lakers e também o próximo adversário, na quarta-feira, em Sacramento. O site Tankathon classifica que eles terão a quinta sequência mais difícil nas 19 rodadas que restam.
Neste sentido, a maior preocupação parece ser o Dallas Mavericks, que está uma posição à frente e tem uma projeção mais favorável, com o 21º caminho no raking, um dos 10 mais fáceis da NBA. Além disso, Luka Doncic imparável, com seis triplos-duplos consecutivos de 30 ou mais pontos.
Confira o panorama da disputa pelos Playoffs:
9º Los Angeles Lakers (36-30)
Jogos restantes: 16 (17º mais difícil)
Mais difíceis: Minnesota Timberwolves, Milwaukee Bucks, Cleveland Cavaliers, New Orleans Pelicans, Sacramento Kings
Mais fáceis: Washington Wizards, Memphis Grizzlies (duas vezes), Toronto Raptors, Brooklyn Nets, Atlanta Hawks
Aproveitamento dos adversários: 49.5%
6º Phoenix Suns (37-27)
Jogos restantes: 18 (1º mais difícil)
Mais difíceis: Boston Celtics, Oklahoma City Thunder, Denver Nuggets, Minnesota Timberwolves (duas vezes), Los Angeles Clippers (duas vezes), Milwaukee Bucks
Adversários fáceis: San Antonio Spurs (duas vezes), Charlotte Hornets, Atlanta Hawks
Aproveitamento dos adversários: 56.9º
7º Sacramento Kings (36-27)
Jogos restantes: 19 (7º mais difícil)
Mais difíceis: Boston Celtics, Oklahoma City Thunder, Los Angeles Clippers, Milwaukee Bucks, New Orleans Pelicans e Phoenix Suns
Mais fáceis: Washington Wizards, Portland Trail Blazers, Memphis Grizzlies, Toronto Raptors, Brooklyn Nets, Utah Jazz
Aproveitamento dos adversários: 52.2%
8º Dallas Mavericks (36-28)
Jogos restantes: 18 (21º mais difícil)
Mais difíceis: Oklahoma City Thunder (duas vezes), Denver Nuggets, Sacramento Kings (duas vezes), Miami Heat, Golden State Warriors (três vezes
Mais fáceis: Detroit Pistons, San Antonio Spurs, Charlotte Hornets, Utah Jazz (duas vezes), Houston Rockets (duas vezes), Atlanta Hawks
Aproveitamento dos adversários: 48.3%
10º Golden State Warriors (33-30)
Jogos restantes: 19 (23º mais difícil)
Mais difíceis: Minnesota Timberwolves, New Orleans Pelicans, New York Knicks, Indiana Pacers, Golden State Warriors (três vezes)
Mais fáceis: San Antonio Spurs (duas vezes), Charlotte Hornets, Portland Trail Blazers, Memphis Grizzlies, Utah Jazz (duas vezes), Houston Rockets
Aproveitamento dos adversários: 47.2%