Um console de videogame portátil é um sonho de consumo para muitos jogadores devido a facilidade de jogar os games preferidos de qualquer lugar. Apesar disso, o preço normalmente elevado desse tipo de dispositivo afasta uma parcela significativa do público. Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a transformar o seu smartphone em um console portátil de videogame.
As dicas ajudarão a turbinar a experiência de uso do celular com a utilização de uma peça específica de hardware e o uso de emuladores. Confira mais informações a seguir.
Encontre um gamepad adequado
Uma das características típicas de um console portátil é o design: o Nintendo Switch, por exemplo, oferece um espaço amplo para o usuário segurar o dispositivo, além de botões que facilitam os movimentos do jogo. Cada produto possui um design único, mas todos eles detêm um desenho específico para auxiliar no encaixe das mãos.
Considerando que os jogos para celular dependem exclusivamente do touchscreen, um passo importante para “transformá-lo” em um console e ainda aprimorar a pegada dele é o uso de gamepads: uma peça de hardware que se conecta ao celular e permite ao jogador utilizar os botões e gatilhos para o jogo.
Há inúmeros modelos de gamepads no mercado, mas o que recomendamos são os que possuem uma conexão cabeada, porque, diferentemente dos sem fio, esses oferecem uma taxa menor de latência.
Dentre os modelos mais interessantes, sugerimos os que tem o design adaptativo: você estica o hardware, posiciona o celular no meio, e encaixa os controles por meio de um plug que fará uma conexão cabeada. Dessa forma, a tela inteira do seu telefona se torna o visor do console e o gamepad vira o controle.
Utilize emuladores de confiança
Emuladores são um tipo de software que permitem o funcionamento de um jogo dentro de um sistema para o qual esse game não foi programado orginalmente. Ou seja, um emulador permite que você jogue um game de Nintendo DS em um smartphone, mesmo que essa versão do jogo tenha sido desenvolvida apenas para os consoles de Nintendo DS.
O processo de baixar os emuladores é muito simples: basta dirigir-se a loja de aplicativos do seu celular, digitar o nome “emulador” na barra de busca e baixar o que mais lhe agrada. Alguns deles permitem a emulação de apenas um sistema, enquanto outros emulam diferentes formatos simultaneamente.
Uma vez que ele for instalado, basta acessar a internet para baixar os jogos desejados.
Leia mais:
Baixe os jogos desejados
Nós recomendamos que esse passo a passo seja feito em um computador que contenha um excelente antivírus. Isso porque, ao baixar um jogo diretamente da internet, as chances de o arquivo estar contaminado são grandes; então, se o seu antivírus for bom, o software não vai permitir o download de um arquivo perigoso.
Assim, acesse o seu computador, depois o Google e pesquise pelo jogo que deseja, mas sempre indicando o formato que ele deve aparecer. Por exemplo, se você procure por um jogo de Nintendo DS, então deve digitar o nome do jogo e o formato dele no Google.
Exemplo: G-Force rom nintendo ds download.
Assim que o download for concluído sem problemas, conecte o seu celular ao PC via cabo USB e envie o jogo para o smartphone. Em seguida, obedeça ao passo a passo do emulador que você baixou para abrir o jogo e começar a jogatina.
Algumas considerações importantes
Todas as dicas que compartilhamos anteriormente são úteis, mas só se o smartphone tiver um sistema de hardware adequado. Isso porque todos os consoles portáteis de videogame, como o Nintendo Switch, possuem um poder de processamento muito grande a fim de que o sistema não tenha problemas ao rodar um jogo.
Se o smartphone que você vai utilizar detém um sistema de hardware muito simples, isso vai impactar negativamente na sua experiência de jogo. Recomendamos que, para transformar seu smartphone num console, você considere apenas os celulares com uma memória RAM de 8 GB ou superior. Além disso, quanto melhor for o processador do celular, menos travamentos e problemas de imagem você vai ter.