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Confira nosso primeiro teste com o novo Chevrolet Spin 2025

Confira nosso primeiro teste com o novo Chevrolet Spin 2025

Minivan ganha muitos itens de série e mais conteúdos de segurança mas insiste no motor 1.8 antigo

A Chevrolet Spin tem clientela cativa no mercado nacional. Metade dos seus compradores são famílias e a outra metade taxistas, motoristas de aplicativo e frotistas em geral. E para quem não tem orçamento para um SUV grande de sete lugares, a minivan sempre coube muito bem com sua mecânica consagrada, espaço suficiente mas com poucos itens de série.

 

Porém esse jogo mudou com a estreia da linha 2025 da Spin, ainda que a GM chame de “o Spin”, como uma referência aos SUVs. Trata-se da segunda mudança importante do monovolume em cinco anos e o mais profundo em doze anos de vida.

Confira nosso primeiro teste com o novo Chevrolet Spin 2025

Novo design alinhado com nova linha

A Spin traz uma nova linguagem visual que a deixa mais alinhada com outros produtos da marca no Brasil especialmente com a nova Montana. Há uma grade maior, com elementos horizontais, faróis afilados divididos em duas partes em LED de série e capô mais alto.

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As laterais não sofreram mudanças além de um friso mais largo que é vendido como acessório assim como os faróis de neblina. A suspensão está 16mm mais alta, os farois em LED de série iluminam 145% a mais que os antigos halógenos e o ângulo de ataque agora é de 16,6 graus e o de saída é de 24,9º graças aos novos para-choques. Por dentro a Spin mudou radicalmente também.

 

Interior mais refinado e equipado

 

Com um desenvolvimento que parece ter começado de dentro para fora, a Spin 2025 recebe um novo painel que é o seu ponto alto. De orientação mais horizontal ele traz nichos e porta objetos emborrachados, novo volante de base achatada semelhante ao do Tracker e Montana e duas telas sendo uma para o painel e outra para a nova multimídia de 11´´ com sistema MyLink, Wi-Fi embarcado e atualização OTA (over the air, remota) como item de série.

Confira nosso primeiro teste com o novo Chevrolet Spin 2025

A ergonomia melhorou com mais amplitude de ajuste de bancos, a espuma tem maior densidade nos assentos mas ainda falta um simples ajuste de altura do cinto de segurança que pode incomodar motoristas mais baixos. Falando nisso a reclinação do banco traseiro, o trilho, o acesso ao terceiro banco com uma alça de nylon segue sem mudanças e funciona muito bem.

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Em segurança a Chevrolet Spin 2025 passa a contar com seis airbags de série e na versão Premier há novo alerta de ponto cego, alerta e frenagem de emergência, alerta visual de saída de faixa e indicação de distância do carro que vai à frente.

 

Motor é um velho conhecido

 

Se a Chevrolet investiu muito no interior o mesmo não se pode dizer do motor. Segue sendo o 1.8 aspirado SPE/4 com quatro cilindros, flex, que desenvolve 106/111cv e 17,7kgfm de torque. Essa família de motores estreou nos anos 1990 na linha do Corsa mas vem evoluindo ao longo do tempo onde já mudaram pistões e bielas, comando de válvulas, bobina individual mas se mantém com o mesmo conceito como um motor quatro cilindros aspirado com correia dentada sem usar turbocompressor.

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Muitos esperavam que o motor 1.2 do Tracker e da Montana estreasse no Spin. No entanto, um novo motor teria que ser homologado na carroceria antiga da minivan o que exigiria um alto investimento. E a GM sempre conservadora nas suas escolhas preferiu agradar um público que quer o motor antigo mas de manutenção barata.

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Segundo a GM esse motor está 11% mais econômico e foram feitas recalibrações de suspensão e direção. Conforme o Inmetro a nova Spin roda 7,4km/l na cidade e 9,3km/l na estrada com etanol, dados que sobem para 10,5km/l na cidade e 13,4km/l na estrada. Os dados anteriores com gasolina mostram que a Spin rodava 8,8km na cidade e 12,6km/l com gasolina.

 

Primeiro teste com a Spin 2025

 

Andar com a Spin remete a sensação de dirigir um carro que é um velho conhecido mas com uma roupagem totalmente nova. Se por um lado o desempenho do motor não mudou, e não foi possível comprovar a economia informada, se nota que a experiência a bordo do Spin é agradável.

Confira nosso primeiro teste com o novo Chevrolet Spin 2025

Os atributos do carro são conhecidos com boa posição de guiar embora falte o ajuste de altura do cinto e o novo capô mais alto contribui para uma “sensação SUV”. No entanto, o melhor foi a experiência a bordo com novos painéis de alta resolução personalizáveis com comandos no volante, a multimídia de interface simplificada e câmera de boa resolução para facilitar as manobras.

 

O motor aspirado é lento nas retomadas bem como a potência final que não permite uma conduta esportiva. Bem longe disso. Mas é possível sempre dirigir com conforto a bordo do Spin que é um carro familiar.

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A GM ainda oferece pouco mais de 60 acessórios para a Spin. Há itens como bolsas acopláveis no porta-malas, bolsa de velcro para as costas da terceira fila, suporte de bicicleta, luzes internas em LED RGB, espelhamento e projeção de dados na multimídia, soleiras, tapetes, frisos entre outros itens que podem ser adquiridos nas mais de 600 concessionárias da Chevrolet.

 

À sua frente está o C3 Aircross como principal concorrente “bem como alguns SUVS compactos”, disseram os executivos da GM durante a apresentação. Mas o fato é que o Citroën vem incomodando a presença da Spin e por isso a GM se mexeu rápido. O preço da Spin 2025 varia entre R$ 119,9 mil para a versão LT manual de cinco lugares, passa por R$ 126,9 mil para a LT automática, R$ 136,9 mil para a LTZ e R$ 144,9 mil na versão avaliada Premier que é a topo de linha.