Quando o assunto é picape média, a Hilux é um case de sucesso. Global? Sim, mas principalmente nacional. Aqui no Brasil, esse modelo da Toyota é líder disparado de vendas da categoria.
Dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) apontam para 15.002 emplacamentos da Hilux nos quatro primeiros meses do ano. É mais que o dobro da segunda colocada, a Chevrolet S10 (que teve 7.852 emplacamentos no mesmo período).
Existe uma máxima no futebol de que o técnico não deveria mexer em time que está ganhando. Essa política não funciona tão bem no mundo do automobilismo, principalmente com a chegada de novas tecnologias.
A BYD, por exemplo, acaba de trazer para o Brasil a sua nova Shark, a primeira picape híbrida plug-in do país, que entrou em pré-venda nos últimos dias.
Isso vai impactar no desempenho da Hilux? Antes mesmo de saber essa resposta, a Toyota prepara a eletrificação da sua campeã de vendas. Ainda não existe uma data oficial para a chegada da Hilux híbrida aqui ao Brasil. O modelo, porém, deve ser muito parecido com os já existentes na Austrália e na Europa.
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Nova tecnologia, mais potência
- A Toyota apresentou na última semana na Itália a picape Hilux com sistema micro-híbrido de 48V.
- O modelo vem com um motor-gerador ligado a uma bateria de íons de lítio de 48V e um conversor DC/AC.
- O conjunto se alia ao motor 2.8 turbodiesel já usado pela picape no mercado brasileiro.
- Isso rende 204 cv de potência e 50,9 kgfm de torque.
- Na Europa, onde o sistema híbrido leve já é aplicado, a Hilux 48V teve um pequeno acréscimo de potência e de torque.
- Além disso, houve uma economia entre 6% e 10% no consumo de combustível.
- Esse consumo menor tem a ver com a função de frenagem regenerativa, que torna também a condução mais suave.
- Ainda sobre a estrutura, a picape possui câmbio automático de seis marchas.
- A montadora japonesa destaca também a adoção de um sistema chamado Multi-Terrain Select.
- Como o próprio nome diz, ele aumenta o desempenho em diferentes tipos de terreno.
- As opções são: Areia, Lama, Rocha, Terra, Neve e Auto.
- No modo Auto, sensores posicionados ao redor do veículo avaliam as condições da estrada e aplicam as configurações de controle apropriadas.
O mesmo ‘carrão’ que conhecemos
Olhando as fotos, ela continua a mesma Hilux imponente que conhecemos.
De acordo com a imprensa internacional, a Toyota Hilux Hybrid 48V também mantém todas as características do modelo de cabine dupla. Ou seja, mantém um comprimento de caçamba de 1.555 mm, carga útil de até 1.000 kg e capacidade de reboque de 3.500 kg.
O modelo vem equipado ainda com a tecnologia Toyota Safety Sense, sistema multimídia Toyota Smart Connect e sistema de som JBL com nove alto-falantes.
Como já disse, a previsão é que a picape híbrida chegue ao Brasil em alguma data de 2025. A montadora japonesa ainda não se manifestou oficialmente.
As informações são do Motor1.