Pular para o conteúdo

Correr envelhece? A ciência responde

Você já deve ter ouvido que correr envelhece. Esta teoria (ou mito) afirma que a atividade deixa a pele flácida, o que favorece o surgimento de rugas. Pesquisadores já se debruçaram sobre o tema e chegaram a uma conclusão sobre o assunto.

Corredores têm uma expectativa de vida maior

De acordo com a ciência, quando praticada com responsabilidade, a corrida traz uma série de benefícios para o corpo, para a mente e até para a aparência. Isso significa que, ao invés de causar envelhecimento precoce, a prática aumenta a longevidade.

As conclusões foram corroboradas por um estudo publicado na revista JAMA Network Open. O trabalho demonstra que corredores regulares têm uma expectativa de vida significativamente maior em comparação com pessoas sedentárias.

A prática da corrida faz bem à saúde (Imagem: Maria Markevich/Shutterstock)

No entanto, são necessários alguns cuidados para preservar a saúde da pele, por exemplo. Por isso, é recomendado utilizar protetor solar sempre que você correr na rua.

Uma hidratação adequada também faz toda a diferença para prevenir o ressecamento. A qualidade do sono também é fundamental para colher todos os benefícios da corrida.

Leia mais

A ciência refutou a teoria de que correr acelera o envelhecimento (Imagem: Drazen Zigic/Shutterstock)

Os benefícios da corrida

  • A corrida fortalece o coração e melhora a circulação sanguínea, ajudando a manter a pele saudável e nutrida.
  • Correr estimula a produção de colágeno, que mantém a pele firme e com elasticidade, prevenindo o envelhecimento precoce.
  • A prática ainda libera os chamados “hormônios da felicidade”, que melhoram o humor e combatem o estresse, um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento.
  • A corrida também é eficaz na prevenção de doenças como hipertensão e diabetes, além de fortalecer o sistema imunológico, ajudando você a envelhecer com saúde.