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Elon Musk perde bilhões após anúncio de robotáxi da Tesla

Apesar de todo o hype em torno do lançamento do Cybercab, o robotáxi da Tesla, o mercado não gostou muito do que viu na semana passada. E essa reação negativa pode ser traduzida em números: as ações da companhia registraram uma queda expressiva e a fortuna de Elon Musk diminuiu um pouco.

É até estranho falar que US$ 11,8 bilhões (R$ 66 bilhões) é “um pouco”. Mas devemos levar em consideração a pessoa com quem estamos lidando. Mesmo com esse desfalque, Musk continua sendo o homem mais rico do mundo, com patrimônio de US$ 248,8 bilhões (R$ 1,38 trilhão), segundo o ranking de bilionários da revista Forbes.

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Essa redução da fortuna acompanhou a queda das ações da Tesla, que sofreram um tombo de 8,8% na última sexta-feira (11). Foi uma reação imediata à apresentação do carro sem volante nem pedais.

Vale destacar que já existem robotáxis operando pelo mundo. São carros autônomos de empresas como Waymo (da Alphabet, controladora do Google), Cruise (da General Motors) e da própria Uber. E, em nenhum desses casos, a reação do mercado foi tão negativa.

A pergunta que fica é: o que teria, então, acontecido com o Cybercab? A gente explica a seguir…

Expectativa x realidade

Sabe aquela história de quanto maior a altura, maior a queda? Essa máxima vale para o mais recente lançamento da Tesla. A empresa de carros elétricos é uma das maiores do mundo e criou-se uma expectativa gigantesca em torno do robotáxi deles – ainda mais depois que Musk adiou o projeto do EV popular para concentrar os esforços no Cybercab.

Tesla Cybercab com as portas abertas
O Tesla Cybercab tem espaço para duas pessoas – Imagem: Reprodução/YouTube/Tesla

Ou seja, o mercado estava ansioso pela apresentação da novidade. Para os analistas, porém, o evento em si ficou abaixo – e teve menos informações do que o esperado.

Outro ponto importante que explica a queda nas ações é que os investidores estão um pouco receosos com a aprovação regulatória do veículo. Waymo e Cruise, por exemplo, costumam ter mais sensores e câmeras em seus carros. Isso funciona como uma camada extra de proteção – e agrada os órgãos de segurança.

A Tesla, por sua vez, aposta em câmeras mais simples e na Inteligência Artificial para analisar o que está ao redor. Isso torna os veículos mais baratos, mas deixa uma dúvida sobre como os reguladores vão proceder.

Elon Musk
Elon Musk perdeu alguns bilhões após o lançamento do Cybercab, mas isso nem arranhou a fortuna do empresário – Imagem: Frederic Legrand – COMEO/Shutterstock

Mais sobre o robotáxi da Tesla

  • O Cybercab é um veículo autônomo pensado para ser um táxi robô, como se imaginava, e não possui volante ou pedais.
  • Por isso, ainda depende de aprovações dos reguladores dos Estados Unidos para rodar.
  • Seu design é futurista, suas portas se abrem para cima e sua cabine tem espaço para dois passageiros.
  • Além disso, o veículo não possui plug para carregamento.
  • Segundo Musk, o modelo recarrega sua energia sem a necessidade de fios, a indução.
  • O empresário disse esperar que os carros autônomos sejam de dez a 20 vezes mais seguros que os conduzidos por seres humanos.
  • A expectativa da Tesla é lançar a direção 100% autônoma no Texas e na Califórnia ainda em 2025 em dois veículos: o Model 3 e o Model Y.
  • Já o Cybercab deve ser produzido a partir de 2026 ou, mais provavelmente, em 2027.
  • Quanto ao preço do veículo, Musk disse que “você poderá comprar um”, complementando que o custo do robotáxi será “abaixo de US$ 30 mil [R$ 167,5 mil]”.
Optimus dançando
O evento de lançamento do Cybercab contou com a participação do robô humanoide da Tesla, o Optimus – Imagem: Reprodução/YouTube/Tesla

Você pode saber mais sobre o Cybercab e sobre o evento em si da Tesla neste outro texto do Olhar Digital.