E a disputa pelas baterias de estado sólido é a bola da vez. Várias companhias estão tentando ser pioneiras em alcançar a tecnologia para veículos da forma mais rápida e eficiente possível.
E, agora, a Factorial Energy, desenvolvedora estadunidense da tecnologia e tem apoio de Mercedes-Benz, Stellantis e Hyundai-Kia, assinou acordo com a química sul-coreana LG Chem, um dos maiores grupos do segmento do país asiático e controladora da especialista em baterias LG Energy Solution.
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Segundo o InsideEVs, o objetivo da união é de acelerar o desenvolvimento de materiais utilizados na construção de baterias de estado sólido.
Tecnologia de baterias de estado sólido da Factorial
- A tecnologia de baterias de estado sólido da Factorial chama-se Factorial Electrolyte System Technology (FEST);
- Ela é descrita como “revolucionária”, pois “tem potencial de reduzir radicalmente o peso dos veículos elétricos, aumentar a autonomia, diminuir o tempo de carregamento e melhorar a segurança”;
- Por sua vez, o CTO da LG Chem, Jong-ku Lee, disse que “esperamos garantir materiais de estado sólido por meio da experiência acumulada da Factorial em baterias de próxima geração e da tecnologia superior de materiais da LG Chem”;
- Quando o projeto das empresas for concluído, ele terá o licenciamento das tecnologias e o fornecimento dos materiais negociados.
Estamos entusiasmados em iniciar essa colaboração com a LG Chem, uma das líderes globais mais proeminentes em materiais para baterias. O setor de veículos elétricos está no limiar de um avanço muito necessário na tecnologia de baterias, e acreditamos que parcerias estreitas na cadeia de suprimentos ajudarão a acelerar essa transição. Juntamente com a LG Chem, estamos avançando no desenvolvimento de uma tecnologia fundamental de bateria de estado sólido que abrirá o futuro dos veículos elétricos.
Siyu Huang, CEO da Factorial
Tecnologia pode baratear EVs
Como lembra o InsideEVs, já existe um carro elétrico equipado com baterias de estado sólido à venda. A tecnologia é muito visada, pois tem potencial para reduzir o preço dos EVs e torná-los definitivamente populares.
A China já vem se fortalecendo para trabalhar com baterias em geral (inclusive de estado sólido). Além disso, há pouco, a montadora Changan passou a colaborar com a fabricante de lítio e baterias Ganfeng Lithium.
Por sua vez, a Volkswagen, parceira da estadunidense QuantumScape, quer acelerar a pesquisa desse material a partir de mais associados, e a Nissan afirmou que quer produzir baterias de estado sólido a partir de 2025.
Já a montadora chinesa Hyper by GAC Aion disse já ter encerrado pesquisas e desenvolvimento da tecnologia e começará a utilizá-la em 2026 – no mesmo ano no qual a Samsung lançará sua nova bateria.
Neste ano, a Solid Power e a SK On vêm cooperando para o desenvolvimento de novas baterias, enquanto as empresas-clientes da QuantumScape receberão para testes a Alpha-2, amostra da próxima era de baterias voltadas para veículos elétricos.