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Entrevista: banir celulares das escolas é um avanço na Educação?

A presença de celulares nas escolas tem gerado debates: afinal, os smartphones mais ajudam ou mais atrapalham? E o Ministério da Educação já tem uma posição clara: proibir os aparelhos no ambiente escolar pelo país.

Um projeto de lei está em preparo para dar segurança jurídica à medida. Especula-se que esse PL será apresentado em outubro, mês em que temos o Dia das Crianças e o Dia do Professor.

A medida deve valer para todas as escolas do país, públicas e particulares, mas ainda não está claro se a proibição do celular será limitada às salas de aula ou se vai abranger toda a estrutura escolar.

O ministro Camilo Santana disse que a ideia se baseia em estudos científicos que mostram o prejuízo do uso livre do smartphone para os alunos. De qualquer forma, tudo precisará ser debatido no Congresso para uma definição.

Mesa com alunos do ensino médio, todos segurando vários dispositivos digitais, como telefones e tablets, durante uma aula.
Qual deve ser o papel da tecnologia no ensino? Imagem: LBeddoe/Shutterstock

Já existem restrições no país sobre o uso de celulares em escolas, incluindo as que foram criadas por regulamentações municipais ou estaduais. Uma pesquisa recente divulgada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil aponta que o uso de celular já é proibido em 28% das unidades de ensino.

Aliás, seis em cada dez escolas adotam algum tipo de regra relacionada ao celular – por exemplo: horários e locais específicos para usar o aparelho.

No mundo, países da Europa, além de Canadá e Estados Unidos, já aplicam restrições ao uso do celular. Enquanto isso, a Unesco, agência da ONU voltada à Educação, Ciência e Cultura, também recomendou em relatório recente o banimento do aparelho das escolas.

O Olhar Digital News entrevistou Claudia Costin, especialista em educação e ex-diretora global de Educação do Banco Mundial. Acompanhe!