O consumo de combustível é um dado importante na hora de comprar ou trocar de carro. Este indicador vale, inclusive, para picapes. E um novo levantamento do UOL mostra quais são os modelos que mais “bebem” gasolina durante as viagens.
Levantamento analisa gasto de energia para um automóvel se locomover
O ranking foi criado a partir dos dados sobre o consumo de combustível de veículos comercializados em 2024, divulgados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Ele leva em conta o chamado consumo energético em MJ/km (megajoules por quilômetro) e também em km/l dos modelos comercializados no Brasil. Estes indicadores fazem parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular.
Em outras palavras, este dado avalia o gasto de energia necessário para determinado automóvel se locomover. Quanto menor for o gasto a cada km rodado, mais eficiente será determinado automóvel.
A medição segue teste padronizado de consumo, em condições controladas. Além disso, atribui uma nota que vai de “A”, para os modelos mais eficientes, até “E”, para os menos eficientes.
Leia mais
As picapes que mais consomem no Brasil
- Ford Maverick: consumo energético de 2,26 MJ/km; consumo na cidade de 8,8 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 11,1 km/l (gasolina)/nota B.
- Ford F-150: consumo energético de 3,13 MJ/km; consumo na cidade de 6,3 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 8,6 km/l (gasolina)/nota B.
- Jeep Gladiator: consumo energético de 3,24 MJ/km/; consumo na cidade de 6,5 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 7,4 km/l (gasolina)/nota A.
- Chevrolet Silverado: consumo energético de 3,48 MJ/km; consumo na cidade de 6,0 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 7,2 km/l (gasolina)/nota A.
- Ram Rampage: consumo energético de 3,81 MJ/km; consumo na cidade de 7,8 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 9,7 km/l (gasolina)/nota A.
- Ram 1500: consumo energético de 3,81 MJ/km; consumo na cidade de 5,4 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 6,8 km/l (gasolina)/nota B.
- Ram Classic: consumo energético de 3,96 MJ/km; consumo na cidade de 5,2 km/l (gasolina); e consumo na estrada de 6,4 km/l (gasolina)/nota B.