Pular para o conteúdo

Esse molusco extinto tem 70 milhões de anos e é uma pedra preciosa e brilhante

Amonites são moluscos extintos que sumiram na mesma época dos dinossauros, os fósseis deles são interessantes, mas não necessariamente raros. No entanto, esse em questão está chamando a atenção por um fator curioso: seu interior conta com uma ammolite bastante rara com cores do arco-íris.

A ammolite é uma das pedras mais preciosas do mundo e se forma dentro de fósseis de Amonite. De acordo com a American Gem Trade Association, essa pedra iridescente é o resultado de pressão tectônica, calor e mineralização ao longo de 70 milhões de anos.

Essa pedra foi classificada como preciosa em 1981 pela World Jewellery Confederation. A peça será leiloada em novembro pela Heritage. Segundo a organizadora, o achado é “uma representação de ponta da variedade Placenticeras costatum , que representa menos de 10% dos Amonites encontrados na localidade singular.”

Amonite (Imagem: Shutterstock)

Pedra preciosa é extremamente rara

A localização citada é Alberta, no Canadá, único local onde a amolite em sua versão preciosa pode ser encontrada. Amonites podem ser vistas em várias partes do mundo, mas apenas lá podem ter esse tipo de brilho, segundo o IFL Science.

Leia mais:

A descrição da peça cita ainda que ela pesa cerca de 24 quilos e tem 25 centímetros de diâmetro. “Oferecendo cores soberbas e uma matriz incrível tanto em tamanho quanto em forma. Visualmente deslumbrante com uma miríade de vermelhos, laranjas, dourados e verdes vívidos, bem como os roxos e azuis mais raros”.

Essa não é a única peça curiosa no leilão. O evento vai contar ainda com um meteorito Siderite de 125 quilos, encontrado nos EUA, além de um estranho conjunto de fósseis com alguns que datam de 50 milhões de anos. O evento está marcado para o próximo dia 20 de novembro.