Conforme relata um estudo da Mobiauto noticiado pelo AutoEsporte, carros movidos a diesel tendem a desvalorizar quase 50% a mais do que os que rodam em outro tipo de combustível.
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Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto, enxerga como um dos grandes motivos dessa queda de valor em SUVs e picapes a diesel é que, há dois anos, o combustível teve uma alta no seu valor.
“O diesel S10, que é amplamente usado por esses veículos, ultrapassou a barreira dos R$ 7,50 por litro dois anos atrás. Hoje ele está abaixo de R$ 6”, afirma o consultor.
O valor elevado no diesel por volta de 2022 acabou levando proprietários dos veículos a diesel a venderem seus carros naquele momento. As vendas ocorriam abaixo do valor tabelado, o que influenciou nessa tendência forte de desvalorização dos seminovos a diesel até os dias atuais.
“O que está acontecendo hoje é a cauda longa daquele fenômeno, isto é, criou-se o hábito de vender as picapes e os SUVs abaixo da tabela, o que aumenta consideravelmente a depreciação”, explica Castro Jr.
O consultor, no entanto, acredita que esta baixa tem data para terminar, e já está se aproximando de seu fim. Para quem deseja adquirir um veículo a diesel, ainda é preciso ter atenção a quais carros estão perdendo valor mais rápido
Modelos seminovos a diesel que mais sofrem desvalorização
O estudo da Mobiauto analisou 19 veículos de 11 marcas diferentes, que totalizaram 103 modelos, com alguns se destacando na hora de perderem valor de mercado.
- A Toyota Hilux STD Power Pack 2.8 TDI CD 4×4 foi quem teve a maior desvalorização. Uma baixa de 29,11% em seu valor, que era de R$ 253.940,00 em 2023 e ficou em R$ 180.007,37.
- Na sequência, vem o Jeep Commander Overland 2.0 TD380, que do ano passado para hoje perdeu 24,98% do seu valor.
- O terceiro modelo a diesel com maior depreciação é a Mitsubishi L200 Triton Sport, abaixando seu preço em 24,37%.