A DARPA, a agência de defesa dos Estados Unidos, anunciou em 2021 a criação de um programa cujo objetivo era criar um novo aliado para os militares: um drone subaquático capaz de operar em “missões de longa duração e longo alcance”.
O resultado do projeto foi o Manta Ray.
Leia mais:
Como é o novo drone militar dos EUA
A agência aguarda a construção de duas unidades do veículo em tamanho real para iniciar os testes. Uma delas ficou pronta esta semana, anunciou a Northrop Grumman, uma das empresas selecionadas pela DARPA.
- A empresa se refere ao Manta Ray como um grande planador subaquático não tripulado.
- Como de costume em projetos militares, poucos detalhes foram revelados até aqui.
- O drone inspirado na forma das raias manta (daí o nome em inglês) deve ser alimentado por novas tecnologias, incluindo a capacidade de “captar energia de fontes subaquáticas para operar em ambientes hostis por longos períodos”. (Via: Autoevolution).
- Quanto a construção, o Manta Ray deve ser feito de materiais capazes de protegê-lo contra bioincrustação (acúmulo de micro-organismos e algas sobre as estruturas), corrosão e demais tipos de degradação que ocorrem na água.
- A DARPA também solicitou que a máquina fosse de difícil “detecção subaquática” e com capacidade de “classificação de perigos”.
O conceito da Northrop Grumman foi pensado para transportar cargas sigilosas em missões submarinas, dispensando a necessidade de tripulantes humanos a bordo:
Embora o Manta Ray ainda não esteja pronto para uso militar, é esperado que os primeiros testes reais ocorram ainda este ano, revela a Northrop Grumman.
A DARPA, por sua vez, não divulgou nenhum cronograma oficial para o desenvolvimento do drone, pelo menos não publicamente.