Na última segunda-feira (06), vimos no Olhar Digital News que o Google sofreu uma derrota dura na justiça dos Estados Unidos. A big tech perdeu um processo antitruste. O juiz responsável entendeu que a empresa tem um monopólio sobre o mercado de buscas. O assunto está em alta na imprensa americana, com diferentes análises sobre possíveis mudanças na internet e também em processos envolvendo outras big techs. Como esse caso pode influenciar esses dois pontos?
Para falar sobre o assunto, recebemos Roberto Pena Spinelli, físico pela USP, com especialidade em Machine Learning por Stanford e pesquisador na área de Inteligência Artificial e colunista do Olhar Digital.
Essa vitória da justiça americana contra o Google realmente pode ser um marco definitivo, uma coisa importante que vai mudar até como a gente acessa os buscadores. Se a gente for pensar no que vai acontecer de cara, primeiro que a Google talvez não vá mais conseguir fazer os acordos que ela já fazia com esses dispositivos, como é o iPhone ou Samsung. Talvez esse seja o principal ponto que aconteceu ali no processo, ela fechava esses acordos e os buscadores eram dos aparelhos já eram automaticamente da Google. Então, possivelmente isso não vai mais acontecer. Talvez a própria Google tenha que se desmembrar, essa é uma outra opção.
Roberto Pena Spinelli
A coluna Fala AI é exibida toda terça-feira durante o Olhar Digital News. Acompanhe!