Pular para o conteúdo

Fenômeno raro e misterioso cria show de luzes nos céus do Reino Unido

Pode parecer uma aurora, mas essa bela luz vermelha vista nos céus do Reino Unido é algo mais misterioso. O STEVE, sigla para Aumento de Emissão Térmica de Velocidade, em inglês, gera luzes horizontais, normalmente vermelhas, no céu.

O evento foi registrado pelo fotógrafo Ian Sproat e foi visto acima do Castelo de Dunstanburgh, em Northumberland, no norte da Inglaterra, na última segunda-feira (7).

Esse fenômeno foi descoberto recentemente e visto pela primeira vez em 2015. Segundo cientistas, embora pareça, o STEVE não é um tipo de aurora – o brilho multicolorido que aparece em altas latitudes quando partículas de radiação solar colidem com átomos na atmosfera superior da Terra. Equivocadamente, no entanto, muitas publicações insistem nessa classificação.

O que é o fenômeno STEVE?

Enquanto as auroras tendem a cintilar em amplas faixas de luz verde, azul ou avermelhada, dependendo de sua altitude, o STEVE normalmente aparece como uma única fita de luz lilás e branca que se estende por centenas de quilômetros. Às vezes, essa fita luminosa é acompanhada por uma linha verde de luzes picotadas, semelhante a uma cerca. 

Leia mais:

Além disso, um STEVE surge muito mais baixo no céu do que uma aurora, em uma parte da atmosfera conhecida como justamente como região subauroral, onde é muito improvável a invasão de partículas solares carregadas de radiação.

steve-fenomeno-canada
Imagem: STEVE ao lado da Via Láctea sobre o Lago Childs, Manitoba, Canadá. Créditos: Krista Trinder/Nasa

De acordo com pesquisadores em um estudo de 2022, um “mecanismo de geração plausível” para o STEVE poderia ser a interação entre fluxos de íons em movimento rápido resultantes de tempestades geomagnéticas e moléculas de nitrogênio na zona subauroral. Quando as partículas quentes carregadas se chocam com o nitrogênio, as moléculas ficam animadas, emitindo luz para liberar energia.