Pular para o conteúdo

Fim de semana deve ser frio e chuvoso no Centro-Sul do Brasil

O clima deve ficar instável em boa parte do Centro-Sul (parte entre regiões Centro-Oeste e Sul) do Brasil nos próximos dias. Isso significa que, além de temperaturas mais amenas, há previsão de chuva intermitente entre esta sexta-feira (25) e domingo (27).

A combinação de frio e chuva é por conta de uma frente fria associada ao ciclone extratropical formado na região Sul na quinta-feira (24). Mas ele não vai passar diretamente acima do Sul e do Sudeste, nem avançar pela costa dessas regiões. A previsão é que o ciclone se desloque para alto-mar nesta sexta, segundo a Climatempo (via G1).

Frio e chuva intermitente: a previsão do tempo para o fim de semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estima acumulados de 100 milímetros de chuva por dia neste fim de semana para as seguintes regiões:

  • Leste do Rio Grande do Sul;
  • Grande parte do Paraná e de Santa Catarina;
  • São Paulo;
  • Centro-sul de Minas Gerais;
  • Oeste do Rio de Janeiro;
  • Sul do Mato Grosso do Sul;
  • Extremo Sul de Goiás.
Pessoas andando em calçada carregando guarda-chuvas em São Paulo
São Paulo pode registrar acumulados de 100 milímetros de chuva neste fim de semana (Imagem: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Além disso, o avanço da frente fria deve derrubar temperaturas em boa parte dos estados do Centro-Sul. A previsão é que as máximas caiam gradualmente ao longo do fim de semana.

Já para as regiões Norte e Nordeste, a previsão é a seguinte: predomínio de tempo firme, com algumas pancadas de chuva localizadas, principalmente no oeste da região Norte. É o que disse Caetano Mancini, meteorologista da Tempo OK e especialista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ao G1.

Leia mais:

Corredor de umidade

América do Sul vista do espaço
Corredor de umidade entre região amazônica e Sudeste pode se formar por conta do avanço da frente fria (Imagem: Crazy Owl Productions/Shutterstock)

A frente fria que avança pelo Oceano Atlântico e o comportamento dos ventos na atmosfera devem favorecer a formação de um corredor de umidade, segundo o Inmet. Esse corredor deve se estender da região amazônica até o Sudeste.

Ainda segundo o Inmet, o corredor pode virar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – extensa faixa de nuvens que geralmente vai do Norte ao Sudeste. Esse sistema mantém o tempo instável nas regiões, que registram grandes acumulados de chuva.

  • Para uma ZCAS se estabelecer, o corredor de umidade deve persistir por ao menos quatro dias consecutivos.