A chegada da inteligência artificial nas pesquisas foi lançada pelo Google em maio, mas chegou com algumas ressalvas. Um estudo recente revela que o motor de buscas da empresa está mostrando cada vez menos resultados gerados por IA.
Os dados coletados pela empresa BrightEdge nas últimas semanas sugerem uma queda de 11% em primeiro de junho para apenas 7% no fim do último mês. Antes, o percentual era de 84%, sugerindo que a companhia reduziu drasticamente a “‘interferência” da tecnologia.
- A busca do Google com IA (AI Overviews) chegou como uma evolução da tradicional lista de links nos resultados;
- A ideia é mostrar resultados mais intuitivos e com respostas completas logo no topo da página;
- O problema é que a novidade mostrava resultados bizarros, sugerindo colocar cola na pizza ou comer pedras, por exemplo;
- Em resposta, o Google disse que implementou ajustes, como limitar o uso de conteúdo gerado por inteligência artificial e adicionar ferramentas para detectar consultas sem sentido que não deveriam usar o recurso.
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O porta-voz do Google, Ashley Thompson, disse ao The Verge que as descobertas do estudo “não refletem” o que foi visto internamente pela empresa e acrescenta que as buscas com IA “são úteis e fornecem valor além dos recursos existentes na página de resultados”.
Como compartilhamos, continuamos a refinar quando e como mostramos AI Overviews para que elas sejam o mais úteis possível, incluindo uma série de atualizações técnicas recentes para melhorar a qualidade da resposta
Ashley Thompson, porta-voz do Google ao The Verge