A Ford tem prometido expandir sua atuação no mercado dos elétricos, mas a verdade é que, por enquanto, a montadora está com uma participação tímida no segmento. Nos EUA, apenas dois carros totalmente elétricos estão no mercado: o Mustang Mach-E, e o Ford F-150 Lightning. Informações do site InsideEVs, no entanto, indicam que essa realidade pode mudar.
Durante um evento nesta semana, o Bank of America Securities Automotive Summit , o CFO da companhia, John Lawler, deixou escapar que sua próxima plataforma EV não seria apenas espaçosa, mas provavelmente teria múltiplas variantes.
O executivo chegou a dizer que um carro elétrico do tamanho do Ford Escape teria tanto espaço quanto o robusto Ford Explorer. Uma declaração que, se não confirma totalmente que a Ford trabalha em uma versão 100% elétrica do Escape, pelo menos revela um pouco mais dos planos da montadora para os veículos eletrificados.
Também nesta semana, a sucursal europeia da Ford anunciou um novo elétrico para o mercado do continente: o Explorer EV, um elétrico baseado na plataforma Volkswagen MEB. Este modelo não chegará aos EUA, e se apresenta apenas como um modelo provisório, destinado a suprir a procura europeia por elétricos até que a Ford tenha a sua própria plataforma EV instalada e funcionando.
Ford ainda vê percalços em seu futuro no mercado de elétricos
- A Ford admite que os carros elétricos serão a versão dominante no mercado em anos, mas ainda não encontrou o melhor modo de fazer funcionar sua entrada no segmento.
- A venda dos F-150 Lightnings dá à marca créditos de carbono para continuar a fabricar caminhões movidos a gás, mas isso não é visto como suficiente.
- Na direção da montadora, os executivos desejam que a vertente que fabrica elétricos na Ford seja independente, e não um contraponto para permitir que a marca fabrique máquinas a combustão.
- O problema é que a divisão elétrica da marca ainda não se mostrou lucrativa.
- Para alcançar rentabilidade, a marca diz que planejaria afastar-se dos veículos elétricos maiores e a apostar em carros pequenos e acessíveis.
Lawler alega que a procura de veículos elétricos em toda a indústria é mais fraca do que se esperava e, portanto, a Ford tem de combinar com exatidão a oferta e a demanda desses carros. Por enquanto, isso significa reduzir as metas de produção de carros como o F-150 Lightning e o Mach-E, para focar em veículos mais acessíveis.
Uma nova leva de carros acessíveis da Ford em múltiplas formas já viria na nova plataforma, e Lawler, apesar de não confirmar nenhum modelo que possa estar em produção, deu alguns sinais do que pode se esperar.
“Poderia ser um SUV, poderia ser um caminhão, poderia ser uma van. Poderiam ser muitas coisas diferentes”, comentou o executivo.