Um novo alerta aumenta as preocupações sobre o avanço da gripe aviária no mundo. Após contaminar diversos animais, inclusive mamíferos, o vírus responsável pela doença foi detectado pela primeira vez em um porco.
O animal em questão vive em uma fazenda no Oregon, Estados Unidos. No mesmo local havia sido registrado um surto da doença em aves nas últimas semanas. A descoberta pode indicar que o vírus está mais perto de conseguir infectar também os humanos.
Vírus está se tornando cada vez mais complexo
A confirmação da infecção do porco por uma cepa da H5N1 foi feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. Embora não haja qualquer indicativo de que não devemos mais consumir carne de porco ou indícios de disseminação em humanos, a descoberta preocupa.
Cientistas explicam que pássaros e humanos têm diferentes tipos de receptores em seu trato respiratório. A ligação do vírus ocorre justamente nestes locais e permite que ele invada as células e cause as doenças. No entanto, a gripe aviária somente tem a capacidade de espalhar facilmente entre as aves, e não em humanos.
Até agora, os casos da doença em humanos ocorreram principalmente em pessoas que estiveram em contato próximo com animais ou pássaros infectados. Nos EUA, a maioria são trabalhadores agrícolas.
A preocupação, entretanto, é que o vírus sofra uma mutação e se adapte. Se acontecer uma mudança na forma como ele se “encaixa” no organismo, a transmissão em humanos poderia ser facilitada. E é aqui que aumenta a preocupação dos especialistas, uma vez que os porcos são considerados o recipiente de mistura genética ideal para gerar uma cepa de influenza pandêmica humana.
Curiosamente, no passado, estes animais eram menos suscetíveis ao H5N1. Isso demonstra que o vírus já sofreu adaptações e que não pode ser descartado o risco de maior transmissibilidade em humanos. As informações fazem parte de um artigo publicado pelas pesquisadoras Raina MacIntyre e Haley Pedra no The Conversation.
Leia mais
Risco de uma nova pandemia?
- Um estudo recente apontou que o vírus responsável pela doença já pode ser transmitido entre mamíferos.
- Isso significa que o patógeno está se adaptando e pode conseguir infectar humanos com maior facilidade.
- Nos últimos meses, cientistas detectaram a gripe aviária em aves de Nova York, amostras de leite cru e em vacas leiteiras pela primeira vez na história.
- A doença também já causou a morte de diversos animais que não costumavam ser infectados.
- É o caso do urso polar, gatos e até pinguins da Antártica.
- Segundo especialistas, isso comprova que o vírus está se espalhando até em áreas remotas do planeta.