Pular para o conteúdo

IA brasileira sugere perguntas e diagnósticos médicos em hospitais

Uma nova assistente de inteligência artificial tem sido usada para sugerir perguntas e diagnósticos potenciais de pacientes que buscam atendimento em hospitais no Brasil. Batizada de Lya, a tecnologia usa como base o CID (Classificação Internacional de Doenças) para agilizar a tomada de decisão do médico.

A ferramenta foi criada pela empresa de tecnologia CTC e está sendo testada em dez unidades pelo país como suporte de atendimento. 

A assistente pode ser usada por profissionais de diversas especialidades, incluindo clínica médica, pediatria, cardiologia e nutrição. O sistema usa o conceito de Smart Apps, com atendimento personalizado em um design simplificado.

Assistente de IA transcreve consulta em tempo real (Imagem: Lya Health/Divulgação)

Leia Mais:

Consultas automatizadas

Médicos dedicam, em média, 16 minutos de cada atendimento ao registro de informações dos pacientes, segundo estudo publicado no Annals of Internal Medicine. Com a tecnologia, o tempo gasto com documentação e revisão de prontuários é reduzido.

“Uma das principais funcionalidades da Lya é a transcrição da conversa durante a consulta, que libera o médico da função de preenchimento de dados manualmente, pois será automatizada pela plataforma”, explica Valter Lima, CEO da CTC.

Nova ferramenta de IA otimiza tempo de consulta médica (Imagem: Sarinyapnngam/iStock)

A Lya é capaz de armazenar apenas os dados essenciais para o acompanhamento da jornada do paciente. Isso também reduz a chance de abandono do tratamento.

De acordo com a empresa, 96% dos profissionais relatam alta satisfação com a plataforma e 85% dos médicos adotaram a IA regularmente. A empresa oferece opções de assinatura para hospitais, clínicas e profissionais de saúde autônomos.