A IA do WhatsApp chegou ao aplicativo de mensagens em outubro deste ano, o que traz comparações entre a Meta AI e o ChatGPT. O último usa o modelo de linguagem da família GPT, a Meta AI utiliza o Llama 3. Ambos são modernos, mas persistem diferenças entre as duas IAs
IA do WhatsApp ou ChatGPT: quem fornece as melhores respostas?
O ChatGPT oferece respostas melhores e comete menos erros nas respostas do que a Meta IA. Mas ambas ferramentas têm alucinações e podem inventar fatos. Usuários reportaram que a Meta IA já considerou que 9,11 é maior do que 9,8, o que não é verdade, porque o último corresponde a 9,80.
Por outro lado, um estudo indicou que o ChatGPT erra mais da metade das perguntas sobre programação. Segundo essa pesquisam, 52% das respostas do ChatGPT foram imprecisas e outras 77% desnecessariamente longas. Outro estudo apontou que a ferramenta também dá respostas incorretas e imprecisas sobre remédios.
Além de comando por textos, o ChatGPT também compreende imagens e áudios, mas a IA do WhatsApp é treinada apenas para textos.
Isso faz com que a IA da OpenAI ofereça mais opções, já que pode, por exemplo, ajudar a identificar elementos de fotos e a responder perguntas sobre mapas e gráficos. O usuário também pode fazer o upload de tabelas e PDFs e pedir um resumo deles para o ChatGPT.
O ChatGPT também é melhor do que o IA do WhatsApp em resolver problemas difíceis, por conseguir processar tarefas complexas que requerem um nível razoável de lógica.
Imagens
Por outro lado, é possível conseguir imagens geradas por IA de forma gratuita pela Meta IA. No caso do ChatGPT, a IA que gera as imagens é o Dall-e, cuja versão gratuita tem um limite de imagens que podem ser produzidas.
Leia também:
Segurança e privacidade de dados
Seja na IA do WhatsApp ou no ChatGPT, a segurança desperta desconfiança de usuários e especialistas.
Em março de 2023, um problema permitiu que os usuários vissem o histórico da conversa uns dos outros. O bug também provocou o vazamento de informações de pagamento de cerca de 1,2% dos assinantes do ChatGPT, de acordo com relatório da OpenAI.
O ChatGPT salva conversas, que são revisadas e usadas pela OpenAI para motivos de treinamento de modelos, como a própria empresa indica no FAQ. Mas o usuário pode optar por não ter seu chat usado pela empresa no portal de privacidade.
A empresa informa que não pode deletar comandos do histórico e, por isso, o usuário não deve compartilhar informações sensíveis. De acordo com a consultoria Kaspersky, o potencial de uso errado de dados é uma preocupação válida.
Assim como o ChatGPT, a Meta esclareceu que os dados dos usuário da IA do WhatsApp serão usados para o treinamento da ferramenta. Apesar do conteúdo da conversa ser utilizado, a empresa afirma que nenhuma informação será registrada pelo sistema.
De acordo com a Meta, a ferramenta não tem acesso às mensagens e às ligações pessoais. Mas a política de privacidade da empresa permite a utilização de metadados, como localização, tipo de celular e versão do aplicativo do usuário.