O Instituto Nacional de Seguro Social, ou INSS, como é mais conhecido, é o responsável por fornecer diferentes tipos de benefícios previdenciários para os cidadãos, como aposentadoria por idade ou invalidez, salário mensal em caso de acidentes, doenças e cirurgias, e muito mais.
Há pouquíssimo tempo, os servidores públicos desta instituição entraram em greve, o que impede as agências presenciais de disponibilizem atendimento ao público. Por isso, separamos uma lista com cinco coisas que você pode resolver no site do INSS enquanto as agências não abrem.
5 serviços que você pode solicitar pelo site do INSS
Solicitar benefícios previdenciários
O site do INSS permite que você solicite um benefício de acordo com a sua necessidade. No caso de um seguro em virtude de doença ou cirurgia, você deve agendar uma perícia médica. Para isso, deve enviar um arquivo constando a frente e o verso de um documento original de identidade e a primeira via do seu atestado no médico. No atestado, deve conter informações como nome e CRM do médico, a quantidade de dias para afastamento, e o CID que identifica a sua doença.
Atualmente, o INSS já dá o parecer de algumas perícias médicas sem a necessidade de você comparecer presencialmente em uma agência. E agora que todas estão fechadas por causa da greve, é provável que todas as perícias sejam realizadas somente pela internet.
Outras situações também podem ser atendidas online, como remarcar uma perícia médica, prorrogar um auxílio já concedido, visualizar a data e o horário de comparecimento da perícia média, solicitar aposentadoria, etc.
Para realizar qualquer um desses acessos, você deve entrar no site oficial do INSS e fazer o login com sua conta Gov.br. Então, basta navegar nos botões do menu ou utilizar a barra de pesquisa para encontrar o que você deseja fazer.
O extrato de contribuição é um documento extenso que detalha todas as vezes em que você contribuiu financeiramente com a previdência social. Isso serve tanto para MEIs, quanto para quem paga mensalmente os carnês de contribuição ou para quem possui carteira assinada.
O documento “resultado de perícia” informa se o benefício previdenciário foi concedido ou não. Em caso positivo, informações adicionais irão constar na carta, como: dia de realização da perícia, o tempo que o INSS vai pagar pelo benefício e se cabe renovação ou não. Já na “carta de concessão”, você tem acesso ao valor que será depositado em sua conta, em qual local ou agência buscar essa quantia, e a data de pagamento.
Leia mais:
Outros documentos também podem ser emitidos pelo site, como é o caso de laudos médicos enviados, resultados negativos de perícias médicas, e muito mais.
Alterar endereço, e-mail e telefone
Quando você passa por uma perícia médica, um ou mais agentes do INSS irão sempre confirmar os seus dados. Isso também pode acontecer caso você faça uma ligação para a central, então, é muito importante que suas informações estejam atualizadas.
Felizmente, você pode acessar a aba “serviços” e selecionar “meu cadastro” para verificar os dados que deseja alterar. Dentre eles, é possível alterar endereço residencial, e-mail e os números de telefone do seu cadastro. Tudo é feito na hora e atualizado no sistema do INSS.
Simular aposentadoria
No caso de pessoas que contribuem para o INSS há anos, é possível simular a sua aposentadoria dentro do próprio site. Isso ocorre porque a média do valor de sua aposentadoria tem a ver com o quanto você paga mensalmente. Então, quando maior for o valor pago no seu carnê, por exemplo, mais você receberá mensalmente quanto se aposentar.
No seu perfil, há um botão específico para esta função e pode ser acessado no final da página.
Realizar prova de vida
A prova de vida é algo necessário em alguns casos, como o de pessoas idosas que recebem sua aposentadoria mensalmente. Se for o seu caso, o INSS terá informado a você em algum momento.
Essa prova de vida pode ser feita em uma agência, assim como no site. Basta ir até o meio do seu perfil e procurar pelo botão “Prova de vida”. Se for necessário no seu caso, o site irá ceder uma série de opções para você realizar a fim de comprovar que está vivo realmente.
Esse “exame” é muito importante e deve ser feito anualmente. Aqueles beneficiários que o negligenciarem terão o seu benefício social bloqueado.