A empresa de motocicletas esportivas KTM deixará seus modelos ainda mais seguros a partir do próximo ano. A companhia está preparando o lançamento de uma moto com desaceleração e freio automático, além de diversos outros recursos de proteção.
O modelo será apresentado oficialmente em novembro deste ano, com produção marcada para 2025.
Moto terá mais de um freio automático
A futura moto da KTM será equipada com a segunda geração do sistema Advanced Rider Assistance Systems, da Bosch, que vem com seis recursos de segurança de pilotagem baseados em radar.
Um dos destaques é o “Adaptive cruise control – stop and go” (Controle de cruzeiro adaptável – pare e ande, em tradução livre). A ferramenta ajudará o motociclista a manter uma distância segura do motorista à frente caso ele esteja se movendo em uma velocidade mais lenta. Para isso, o sistema desacelera a moto gradualmente, podendo até parar (se for necessário).
O recurso é destinado apenas as motos sem embreagem, para que o motorista possa retomar a aceleração sem ter que trocar a marcha.
Outro sistema de segurança é o “Emergency brake assist”, o freio automático de emergência. Se houver algum tipo de perigo na frente, como um veículo freando bruscamente, a moto aumenta a pressão no freio da roda dianteira até reduzir a velocidade (e de forma mais rápida possível). Há um detalhe: o condutor precisa estar sempre atento à pista, já que o recurso só é acionado depois que ele já começou a pisar no freio. Basicamente, o sistema acelera a frenagem para evitar acidentes.
Outros recursos que podem auxiliar na segurança do piloto
As ferramentas de segurança não ficam limitadas ao freio automático. Veja:
- Se um veículo estiver perto demais da traseira do moto, o sistema emitirá um aviso na tela principal, alertando o motorista;
- Há também um alerta de colisão traseira, que acende luzes de emergência para avisar o motorista do veículo detrás que ele está muito próximo;
- Caso você seja o condutor que está muito colado em outro carro, o sistema pode tomar o controle da direção, desacelerando e freando para evitar uma colisão com o veículo da frente. É possível retomar o controle da moto com um movimento no acelerador;
- Se você for daqueles que gosta de andar de moto junto de outros motoqueiros, há um assistente de viagem que regula a permanência do modelo em uma única posição, para não atrapalhar a condução do grupo.
Leia mais:
Recursos de segurança para motos devem chegar em breve
Segundo o site Mortorcycle News, o sistema de segunda geração para motos deve estrear em um modelo Super Adventure, provavelmente construído em uma plataforma 1390 com uma caixa de câmbio semiautomática e sem embreagem. Não há uma data oficial para lançamento, mas deve acontecer em 2025.
Já conforme a Bosch, uma moto com quatro dos seis recursos de segurança planejados será apresentada em novembro, com produção marcada para o ano que vem.
Esse não será o primeiro modelo com recursos de segurança para motos. A KTM já tem outras opções com recursos assistidos por radar no portfólio, assim como outras marcas, como a Ducati.
Por enquanto, o sistema da Bosch foi anunciado exclusivamente para a KTM, mas a empresa espera vê-lo em mais marcas em breve.