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Moto elétrica de motocross da Yamaha pode estar em produção

As motocicletas elétricas começam a cada vez mais caminhar para a popularidade. Isso significa que, em breve, as grandes fabricantes de moto precisarão lançar seus modelos totalmente a bateria. Uma dessas empresas pode ser a Yamaha, que acaba de registrar uma patente para uma nova moto elétrica de motocross. As informações são do site Ride Apart.

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Embora quase todas as marcas de motocicletas tenham manifestado interesse no cenário elétrico para o futuro da categoria, ainda estamos à espera de que as motos elétricas finalmente deslanchem. Talvez, quando uma grande fabricante começar a comercializá-las, o “boom” aconteça.

A eletrificação fez grandes avanços no mundo off-road, com os fabricantes percebendo os benefícios do torque instantâneo, da operação silenciosa e da redução dos custos de manutenção que as bicicletas elétricas são capazes de gerar.

A Yamaha, ciente dessas condições, está construindo uma plataforma que já vem sendo testada há algum tempo: a moto de testes TY-E. Nesse protótipo, a empresa vem buscando criar algumas soluções bastante inovadoras para fornecer torque extra.

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(Imagem: rafaelnlins/Shutterstock)

O que esperar do modelo elétrico para motocross da Yamaha

  • Os planos da montadora são de que a moto elétrica venha com uma novidade importante: um amortecedor de torção;
  • O dispositivo será integrado à transmissão da moto e consiste num par de rotores conectados por molas;
  • Esses rotores girariam em direções opostas um do outro, acumulando assim bastante energia;
  • Nesse processo, o dispositivo permitiria então ao piloto liberar os dois rotores – o que, por sua vez, transmitiria uma pequena explosão de força extra à roda traseira;
  • O método, se pensarmos na realidade de um piloto de motocross, seria muito útil para impulsionar saltos ou sair de curvas.
Jevanto Productions/Shutterstock

O objetivo com a adição de tal dispositivo parece ser claro: melhorar a sensação de aceleração, tudo sem adicionar peso excessivo ao sistema de transmissão. Os engenheiros da Yamaha terão certamente de encontrar uma forma de integrar o dispositivo nos controles da moto de uma forma perfeita.

Enquanto montadoras parecem cada vez mais focadas em usar novos avanços tecnológicos para fabricar modelos elétricos eficientes, resta esperar para ver o que a Yamaha tem reservado no modelo elétrico, ainda sem data oficial de anúncio ou lançamento.