Pular para o conteúdo

Nova bateria lançada na China pode mudar o transporte público

A CATL, gigante da China que atua no setor de bateria para veículos elétricos, apresentou um novo produto que pode mudar o transporte público no futuro: uma bateria mais eficiente e com vida útil estimada de 15 anos.

Conheça a Tianxing-B.

Nova bateria foi desenvolvida para ônibus elétricos

  • A bateria Tianxing-B, criada especialmente para atender o segmento de transporte público, possui uma densidade energética de 175 Wh/kg;
  • A duração estimada pela CATL é de 1,5 milhão de quilômetros rodados (ou 15 anos de uso);
  • O plano é atender a forte demanda por ônibus elétricos nos grandes centros urbanos;
  • A vida útil não é o único ponto forte da nova bateria da CATL. A garantia, segundo a empresa, é de 10 anos ou 1 milhão de quilômetros;
  • Outro destaque é que o componente possui classificação IP69, ou seja, a bateria tem resistência à água e pode ficar submersa por até 72 horas, algo importante em caso de enchentes e clima severo.
As baterias da CATL são usadas globalmente em mais de 385 mil ônibus. (Imagem: Divulgação/CATL)

Por enquanto, 13 companhias chinesas do meio de transporte urbano já mostraram interesse em usar a Tianxing-B em 80 diferentes modelos de ônibus. A CATL ainda não divulgou oficialmente quando começa a produzir a nova bateria em larga escala.

Leia mais

Vale destacar que as baterias da marca Tianxing são voltadas justamente para veículos de uso comercial. Outro modelo da mesma família é a Tianxing-L, uma bateria de 200 kWh de capacidade feita para veículos comerciais leves com suporte a recarga rápida.

A CATL dominou quase metade do mercado de baterias na China em 2024, considerando o período de janeiro a agosto. (Imagem: Divulgação/CATL)