A Vayu Robotics revelou nesta quinta-feira (25) seu primeiro robô de entrega. Chamado One, ele pode seguir funcionários dos supermercados para carregar os pedidos dos clientes, antes de navegar autonomamente pelas ruas da cidade a velocidades de até 32 km/h para entregar as mercadorias.
O robô foi projetado para rodar em estradas, bem como em ciclovias, calçadas e dentro de lojas, algo que é possível devido ao treinamento de IA e sensores passivos de baixo custo com percepção de profundidade de alta resolução e detecção de objetos.
O modelo elétrico tem 1 metro de altura, 1,8 metro de comprimento e 67 centímetros de largura – portanto, não deve representar um grande obstáculo para outro tráfego enquanto se dirige aos clientes. O alcance máximo por carga de sua bateria está entre 60 e 70 milhas (até 112,6 km).
A Vayu Robotics foi fundada em 2021 por “engenheiros, tecnólogos e líderes empresariais com décadas de experiência na indústria no desenvolvimento e comercialização de sensores automotivos de ponta, veículos autônomos e tecnologia robótica”.
Robô autônomo pode entregar volume alto de compras
- Ao chegar ao ponto de entrega, ele pode subir na calçada ou na garagem, parar, abrir a porta lateral e retirar o pacote atribuído com o braço robótico.
- Ele pode armazenar até 45 kg de mercadorias dentro de seu compartimento de armazenamento, embora com alguns ajustes que possam aumentar para 90 kg, diz a empresa.
- O One está atualmente sendo testado por uma rede de e-commerce ainda não identificada, que planeja implantar 2.500 robôs, começando em San Ramon, Califórnia, antes da expansão para outras cidades nos EUA.
Leia mais:
Espera-se que outros clientes comerciais se juntem ao programa, mas a Vayu disse que também pretende que suas tecnologias sejam usadas em outras aplicações de robôs.
“Nosso software é independente do formato de robô e já o implantamos em vários formatos de rodas. Em um futuro próximo, a tecnologia de software da Vayu permitirá a movimentação de robôs quadrúpedes e bípedes, permitindo-nos expandir também para esses mercados”, revelou cofundador da empresa, Anand Gopalan.