Os veículos elétricos prometem ser o futuro dos transportes, mas carros, motos e bicicletas não são os únicos: os barcos elétricos também já são realidade ao redor do mundo.
Uma modalidade específica está lentamente fazendo sucesso e promete gastar menos energia em passeios silenciosos e rápidos: os hidrofólios, tipo de barco elétrico que tem design diferente como segredo.
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Barco elétrico diferente está ganhando espaço no mercado
- Os hidrofólios são embarcações com design diferente: a estrutura inferior é semelhante à sola de patins ou um planador e permite reduzir o atrito com a água;
- O resultado são passeios suaves e silenciosos, que gastam menos energia do que lanchas e catamarãs elétricos. Segundo o Electrek, eles usam apenas 20% da mesma energia que um barco elétrico “comum” precisa;
- Esses modelos já existem há décadas, mas com motores de combustão interna. Agora, eles também entraram na tendência da eletrificação.
Alguns modelos já saíram do papel
Um dos hidrofólios elétricos que já saiu do papel é o Candela P-12. A responsável, a empresa Candela, de Estocolmo (Suécia), começou com lanchas elétricas e colocou o primeiro protótipo de hidrofólio para navegar em 2016.
O P-12 é o lançamento mais recente e deve servir para uso comercial como balsa em rios, lagos e arquipélagos na cidade sueca. O modelo está passando por testes na água desde o ano passado e já tem serviço planejado: será usado no Lago Manapōuri, na Nova Zelândia, onde deve poupar 240 toneladas de emissões anuais em substituição a barcos de combustão.
Outro barco elétrico hidrofólio despontando é o VS-9 da Vessev, startup da Nova Zelândia. A companhia revelou que a balsa elétrica com capacidade para nove pessoas concluiu os testes intensivos na água com sucesso. O Olhar Digital já publicou sobre esse barco aqui.
Veja como foi:
Outro nome importante da indústria é a Navier (imagem de capa), startup da Califórnia (EUA) que também quer alavancar seu negócio de hidrofólios elétricos. O modelo foi lançado em 2023 e teve seu programa piloto de serviço comercial anunciado este ano.
A intenção é usá-lo para transportar passageiros da Stripe, companhia de pagamentos, nos arredores de São Francisco (EUA). A viagem, que normalmente levaria uma hora de balsa, vai levar metade do tempo com o barco elétrico.