A Joby Aviation anunciou nesta quinta-feira (20) que a Administração Federal de Aviação (FAA), regulador de aviação dos EUA, autorizou o uso do software interno da fabricante para seus táxis aéreos. Conforme comunicado da empresa, sistema operacional realiza tarefas como gerenciar a carga de trabalho dos pilotos e combinar passageiros com aeronaves disponíveis — bem como ocorre em aplicativos de carona, como Uber.
O que você precisa saber:
- Chamado ElevateOS, a aprovação chega no momento em que a empresa se prepara para lançar suas operações comerciais de táxi aéreo em 2025;
- Vale lembrar que, sua plataforma não só lembra a da Uber, como a empresa também possui uma parceria de integração com o app de carona;
- O software da Joby Aviation foi autorizado para uso como parte de sua Certificação Parte 135, que a empresa recebeu da FAA em 2022;
- A fabricante também planeja ganhar dinheiro com a venda do software como serviço;
- As viagens de táxi aéreo, também conhecidas como aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), surgiram nos últimos anos com a promessa de descongestionar as viagens urbanas, oferecendo deslocamentos mais rápidos dentro da cidade.
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Vale lembrar que a Joby anunciou no fim do ano passado sua primeira fábrica para produção em série de táxis aéreo. O plano da empresa é iniciar as operações em 2025.
Ao contrário dos concorrentes eVTOL como Archer Aviation e Beta Technologies, que pretendem vender aeronaves diretamente para companhias aéreas e empresas de logística, o modelo de negócios de Joby se assemelha mais aos aplicativos de transporte compartilhado, onde os clientes podem solicitar uma viagem em um táxi aéreo próprio operado pela empresa — a aprovação de seu sistema operacional completa esse passo.
Apesar de algumas diferenças entre as várias fabricantes de táxis aéreos, a maioria enfrenta um mesmo desafio: obstáculos tecnológicos e regulamentares para iniciar as operações e alcançar a rentabilidade.
Esses desafios, inclusive, já refletem sobre as ações do setor. As ações da Joby caíram 24,8% este ano, enquanto as da Archer Aviation despencaram 50,2%.