A cada dia, empresas como bancos e instituições financeiras estão se armando para defender seus clientes das constantes ameaças, como o golpe da falsa central de atendimento bancário, por exemplo. Conheça a Chamada Verificada do Nubank, uma das iniciativas para proteger os clientes.
A falsa central de atendimento bancário é um tipo de fraude em que o golpista se passa por funcionário de uma instituição financeira e, por meio de ligação telefônica, induz o correntista a realizar movimentações financeiras em favor de grupo criminoso.
Leia mais:
O que é Chamada Verificada no Nubank?
A Chamada Verificada é uma função do Nubank que identifica ligações legítimas da empresa. Para usar a Chamada Verificada, basta abrir o aplicativo durante uma chamada recebida. A ferramenta irá identificar que se trata de um contato feito pelo time de atendimento do Nubank.
A função é ativada nos casos de ligações iniciadas pela própria empresa ou por seus parceiros credenciados. Não se aplica quando o contato é feito proativamente pelo cliente. Além disso, as chamadas são identificadas no app apenas a partir do momento em que o cliente atende a ligação feita pelo Nubank.
Como ativar a Chamada Verificada no Nubank?
É simples. Assim que receber uma ligação, o cliente pode abrir o app do Nubank para visualizar um alerta na tela inicial para verificar se a chamada é realmente do banco.
Para garantir o funcionamento, é recomendável que o cliente esteja com a versão atualizada do aplicativo em seu smartphone. Também é necessário que o usuário permita receber mensagens e notificações do aplicativo para a mensagem sobre a ligação aparecer na tela.
O Nubank anunciou o lançamento do serviço no início de abril e, segundo o banco, a nova ferramenta chega para auxiliar os mais de 90 milhões de clientes que utilizam o aplicativo no país.
A empresa também informou que a Chamada Verificada será disponibilizada gradualmente, mas que em algumas semanas estará disponível para toda base.
Mais camadas de proteção
Com foco na segurança, o Nubank quer proteger o usuário em tempo real contra golpes. De acordo com Fabiola Marchiori, VP de Engenharia e gerente geral de combate a fraudes do Nubank, a ferramenta será muito útil para evitar ataques desse tipo. “A novidade reforça nosso compromisso de usar tecnologia para combater e prevenir novas ameaças, de uma maneira rápida e fácil de usar”,
A Chamada Verificada se apresenta como mais uma camada de segurança no app, junto a outros produtos e funções, como o Modo Rua, o Hub de Segurança e o Alô Protegido.
A ação integra a ampla campanha de conscientização contra o chamado “Golpe da Falsa Central”. O Nubank reforça em todos os seus canais que não solicita que as pessoas baixem aplicativos, forneçam dados pessoais ou troquem senhas durante ligações.
É sempre bom lembrar que, diante de qualquer suspeita, o melhor é desligar o telefone e procurar a empresa diretamente pelos canais oficiais de atendimento.