O burnout digital é um fenômeno que ocorre quando as pessoas ficam sobrecarregadas com a quantidade de conteúdo digital em suas vidas. O problema tem se tornado cada vez mais comum na sociedade moderna, tendo em vista que nossas vidas estão mais conectadas à tecnologia do que nunca.
Esse fenômeno pode ser descrito como uma forma de exaustão mental causada por uma combinação de fatores, incluindo principalmente o uso frequente da tecnologia e a sobrecarga de informações.
Burnout digital: o que é e quais os sintomas?
Embora os avanços nas ferramentas digitais tenham, sem dúvida, aumentado a produtividade e a eficiência, a presença constante de telas fez com que muitas pessoas ficassem esgotadas.
Assim, à medida que nossas vidas se tornam cada vez mais entrelaçadas com a tecnologia, entender como identificar o esgotamento digital e fazer mudanças para hábitos on-line mais saudáveis são etapas importantes no caminho para um equilíbrio tecnológico.
Leia também:
O que é burnout digital?
De acordo com a definição da OMS, burnout é um estado de exaustão física, mental e emocional causado por estresse prolongado ou excessivo. Portanto, o burnout digital é uma forma de burnout especificamente relacionada ao uso da tecnologia.
Em outras palavras, esse fenômeno pode ser descrito como uma forma de exaustão mental causada por uma combinação de fatores, incluindo o uso frequente de tecnologia, sobrecarga de informações, excesso de afazeres e pouco tempo de descanso das telas ou dispositivos que nos proporcionam comunicação e conexão constantes.
Quais os sintomas do burnout digital?
Alguns dos sinais e sintomas de um burnout digital são semelhantes aos de um burnout tradicional, a principal diferença é que a fonte do primeiro é o uso prolongado de dispositivos digitais. Dentre os sintomas estão:
- sensação de cansaço e esgotamento na maior parte do tempo;
- sensação de fracasso e dúvidas sobre si mesmo;
- sensação de impotência, de estar preso e derrotado;
- sensação de estar sozinho no mundo;
- sensação de sobrecarga;
- dores de cabeça ou musculares frequentes;
- mudança no apetite ou nos hábitos de sono;
- perda de motivação;
- procrastinação e problemas para se concentrar.
Entretanto, o aspecto mais importante a ser mencionado é que, se não for controlado, o burnout digital pode desencadear problemas mais sérios relacionados à saúde física e mental.