Pular para o conteúdo

O que é filtro de luz azul e quem deve usar?

A luz azul é uma das cores do espectro de luz visível. As outras são o vermelho, o laranja, o amarelo, o verde, o índigo e o violeta. Quando combinadas, elas criam a luz branca. Quando o sol brilha durante o dia, por exemplo, essa é a luz branca natural.

Entretanto, à noite, a exposição à luz azul pode causar problemas de sono ao alterar o ritmo circadiano, que é o relógio interno do corpo. Além disso, pesquisas sugerem que a exposição excessiva à luz azul também pode causar fadiga ocular.

O que é filtro de luz azul e quem deve usar?

Em um ambiente mais natural, aquele em que somos expostos apenas à luz solar, nossas retinas percebem quando o sol se põe e o ambiente fica mais escuro. Isso induz o hipotálamo a iniciar o processo de produção de melatonina e outros hormônios do sono e a reduzir a temperatura corporal.

Toda luz artificial, incluindo lâmpadas incandescentes, pode interromper os padrões normais de sono. Entretanto, esse problema é ainda maior com a luz azul emitida pelas luzes fluorescentes e de LED, como as das telas de vários dispositivos.

imagem mostra uma mulher sentada em frente a um laptop enquanto mexe em seu celular
Mulher mexendo em um celular (Reprodução: Vitaly Gariev/Unsplash)

Um dos motivos é que a luz azul tem um comprimento de onda mais curto e com maior energia: de 400 a 490 nanômetros. Dessa forma, além do sono, a exposição à luz azul pode afetar a retina. Assim, dado que as nossas rotinas estão fortemente ligadas às telas de computadores, celulares, tablets e outros dispositivos que emitem luz azul, é importante tomar alguns cuidados.

Leia também:

O que é filtro de luz azul?

Um filtro de luz azul protege os olhos dos efeitos nocivos da luz azul. Atualmente, muitas pessoas passam pelo menos sete horas por dia olhando para telas digitais. Por isso, os filtros de luz azul são comuns e nativos em uma série de produtos tecnológicos, além dos óculos com esse tipo de proteção. 

No que diz respeito aos dispositivos eletrônicos, ativar um filtro de luz azul significa adicionar uma camada de cor à sua tela, ajustando a temperatura da cor para um tom mais quente. Isso reduz a quantidade de luz azul emitida pelo dispositivo, mudando para uma cor mais amarelada ou âmbar. 

Óculos com filtro de luz azul via Luis Quintero/Pexels
Óculos com filtro de luz azul via Luis Quintero/Pexels

De maneira similar, um óculos com lentes que filtram luz azul geralmente têm um tom amarelo ou âmbar incorporado. Diferentemente das lentes refletivas, que bloqueiam apenas cerca de 10% da luz azul, a maioria das lentes com filtros de luz azul filtram pelo menos 35% da luz azul. Quanto mais luz azul uma lente bloqueia, mais laranja ela aparenta. 

Por outro lado, é importante mencionar que alguns estudos sobre os benefícios destas lentes foram realizados estudos – se essas elas aliviam realmente a fadiga ocular e ajudam na qualidade do sono. Entretanto, nenhuma melhora significativa foi constatada.

Quem deve usar filtro de luz azul?

Embora os filtros de luz azul possam ser benéficos para todos aqueles que passam longas horas na frente das telas, eles não são – e não devem ser – a única solução para manter a saúde dos olhos.

Olhos via Min An/Pexels
Olhos via Min An/Pexels

Em outras palavras, além dos filtros e lentes, é importante adotar outros tipos de cuidados com os olhos. Práticas como fazer pausas regulares, manter a postura adequada e praticar bons hábitos de uso da tela podem ter mais impacto que os filtros e lentes. De modo geral, a combinação dessas práticas com um filtro de luz azul pode proporcionar maior redução da fadiga ocular e melhorar o sono.

Além disso, caso você ainda esteja sofrendo de fadiga ocular ou outros problemas semelhantes mesmo com as práticas citadas acima, marque uma consulta com um oftalmologista para garantir que seus olhos estejam saudáveis.