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o que fazer para corrigir o problema

O alto-falante de um celular é o hardware responsável por emitir o som que vem do aparelho, o que ocorre quando o usuário dá play numa música, por exemplo. Contudo, é possível que determinados problemas no software ou esqueleto do smartphone impeçam a reprodução dessa função, o que deixa o celular sem som.

A seguir, confira possíveis soluções para corrigir o celular que ficou sem som. Dicas envolvem a análise sistêmica e de hardware do aparelho.

Verifique a conexão sem fio

Os smartphones do momento podem se conectar via Bluetooth a diferentes aparelhos, como caixas de som e fones de ouvido. Caso você tenha utilizado um desses dispositivos, é possível que o motivo por trás da ausência de som no telefone seja porque ele ainda está conectado aos outros aparelhos.

Caixa de som com conexão sem fio via Bluetooth (Imagem: WAAW Blog/Reprodução)

Então, por mais que você tenha desligado o fone de ouvido ou a caixa de som, o ideal é que acesse as configurações do celular e desconecte manualmente a conexão do aparelho com demais dispositivos.

Procure por problemas físicos

As saídas de som de um alto-falante são feitas de inúmeros buracos pequenos, o que significa que detritos como areia e poeira podem se instalar facilmente nestas regiões. Dessa forma, é recomendado que você leve o smartphone para um lugar bem iluminado e procure pacientemente se há algo estranho obstruindo a passagem de som do aparelho.

Caso haja algum detrito, tente remover com ar comprimido ou assoprando as saídas de som. Jamais utilize objetos pontiagudos ou inapropriados para realizar a limpeza.

Verifique se o telefone está molhado

Alguns celulares possuem uma classificação numérica que identifica a resistência do aparelho a respingos de água ou à imersão total em uma piscina. Então, se você testou essa capacidade recentemente ou levou o aparelho para um ambiente úmido, o recomendado é deixá-lo secar naturalmente antes de voltar a utilizá-lo.

Celular embaixo da água
Celular sendo imerso em água (Imagem: lucadp/Shutterstock)

Se possível, utilize um pano de microfibra para tirar o excesso da água e deixe o aparelho secar em um ambiente ventilado, mas que não esteja diretamente exposto à luz solar.

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Reinicie o celular

A reinicialização de um celular fecha todos os aplicativos abertos e ainda pode instalar atualizações importantes que otimizam o celular. Isso significa que se havia algum bug, dado corrompido ou um aplicativo devorando a memória RAM, uma simples reinicialização pode ajudar.

Alguns smartphones mais modernos, contudo, detém uma configuração chamada “reinicialização em modo de segurança”. Ela faz o sistema reiniciar, mas quando ele volta, apenas aplicativos essenciais ficam ativados: realizar esse passo a passo pode bloquear temporariamente um app que estava interferindo na saída de som do aparelho. Para isso, basta segurar o botão power e procurar pela opção que corresponde a essa função.

Faça atualizações de software

Manter o telefone atualizado é imprescindível para contribuir para a segurança dos seus dados e corrigir bugs. Dessa forma, recomendamos que você verifique se há alguma atualização pendente no seu celular.

imagem mostrando códigos de programação
Códigos em um programa de software (Imagem: Pixabay)

Em caso positivo, realize a atualização, pois é possível que ela possa corrigir algum erro ou dado corrompido que estivesse impedindo a reprodução do som. Para isso, acesse o setor de configurações > sistema > atualização do sistema > verificar atualizações.

Redefina o celular para as configurações de fábrica

A opção mais radical dessa lista é redefinir o telefone para as configurações de fábrica. A maneira de fazer isso varia de acordo com a marca e modelo do aparelho, mas ao realizar esse passo, você exclui todos os arquivos, incluindo erros e dados corrompidos.

Por isso, se o problema persistir, recomendamos esse hard reset. E se nem isso funcionar, então chegou a hora de acionar um técnico licenciado para submeter o celular a uma análise.