Renomada atriz, apresentadora e roteirista brasileira, Fernanda Torres destaca-se como uma das grandes figuras de sua geração. Ela é amplamente reconhecida por seus trabalhos na televisão, que abrangem desde minisséries até novelas, além de sua marcante presença no cinema.
Ao longo de sua carreira, Fernanda acumulou diversos prêmios e indicações, incluindo seis nomeações ao Prêmio Grande Otelo, um Prêmio APCA, dois Prêmios Guarani e quatro Prêmios Qualidade Brasil. Notavelmente, ela conquistou o prêmio de Melhor Atriz no 39º Festival de Cannes em 1986 pelo seu desempenho no filme “Eu Sei que Vou Te Amar”.
Em vista dessa produtiva carreira de sucesso, destacamos os 10 melhores filmes da carreira de Fernanda Torres. Confira!
Fernanda Torres: Top 10 Filmes
Saneamento Básico, o Filme (2007)
- Disponível para assinantes do Globoplay e Claro TV+.
Dirigido e escrito por Jorge Furtado, “Saneamento Básico, o Filme” é uma comédia com um elenco estelar. Além de Fernanda Torres, participam Wagner Moura, Camila Pitanga, Bruno Garcia, Lázaro Ramos, Tonico Pereira e Paulo José.
A história gira em torno dos moradores de uma pequena vila no Rio Grande do Sul que se unem para exigir soluções para o problema de saneamento básico de sua comunidade.
Sem recursos da prefeitura para resolver a questão do esgoto, mas com verba disponível para um filme de ficção, os moradores decidem produzir um filme com o objetivo de solucionar o problema do tratamento de esgoto.
Leia mais:
Terra Estrangeira (1995)
- Disponível para assinantes do Netflix e Globoplay.
Dirigido por Walter Salles e Daniela Thomas, “Terra Estrangeira” tem sua trama situada no início dos anos 90. Manuela (Laura Cardoso) sonha em retornar à sua terra natal na Espanha.
Porém, após perder suas economias no confisco do governo Collor, ela morre abalada com a notícia. Sem perspectivas, Paco (Fernando Alves Pinto) decide cumprir o desejo da mãe de ir à Espanha.
Para isso, ele aceita fazer uma entrega suspeita em Portugal. Contudo, ele se envolve em problemas e conhece Alex (Fernanda Torres), uma brasileira que trabalha como garçonete.
Jogo de Cena (2007)
- Disponível para assinantes do Netflix e Globoplay.
Documentário dirigido por Eduardo Coutinho, “Jogo de Cena” mistura fatos da vida real com ficção.
O longa-metragem acompanha uma série de depoimentos de mulheres comuns que atenderam a um anúncio de jornal e concordaram em contar a história de suas vidas. No entanto, algumas histórias são encenadas por atrizes, como Fernanda Torres.
O Que É Isso, Companheiro? (1997)
- Disponível gratuitamente (com anúncios) no NetMovies.
- Disponível para assinantes do Looke, Globoplay e Mubi.
Baseado parcialmente no livro homônimo de Fernando Gabeira, “O Que É Isso, Companheiro?” narra uma história verídica com licenças ficcionais.
O filme retrata o sequestro do embaixador norte-americano Charles Burke Elbrick durante a ditadura militar no Brasil por um grupo de guerrilheiros. Fernanda Torres estrela como a militante Maria Augusta Carneiro Ribeiro.
Indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, o longa é dirigido por Bruno Barreto. O elenco ainda conta com Pedro Cardoso, Luiz Fernando Guimarães, Cláudia Abreu, Nelson Dantas, Matheus Nachtergaele, Marco Ricca, Maurício Gonçalves, Caio Junqueira, Selton Mello, Eduardo Moscovis e Alan Arkin.
Inocência (1983)
- Disponível gratuitamente (com anúncios) no NetMovies.
- Disponível para assinantes do Looke, Globoplay e Claro TV+.
Dirigido por Walter Lima Jr., “Inocência” é baseado no livro homônimo do Visconde de Taunay. A trama é situada no século XIX, durante o período do Brasil Imperial. Fernanda Torres interpreta Inocência, uma jovem doente que vive trancada em seu quarto.
Porém, ela se apaixona por Cirino (Edson Celulari), um médico hospedado em sua casa para tratá-la. No entanto, Inocência já está prometida a um fazendeiro rico.
Miramar (1997)
- Não disponível nos streamings.
Obra experimental dirigida por Julio Bressane, “Miramar” segue a formação de um jovem cineasta que dá nome ao filme. O longa acompanha a infância, a influência da família, a formação cultural e as recordações de Miramar (João Rebello).
O filme conta com Fernanda Torres e outros grandes nomes, como Giulia Gam, Diogo Vilela e Louise Cardoso.
Gêmeas (1999)
- Disponível no Claro TV+.
Baseado em uma história de Nélson Rodrigues, “Gêmeas” é um suspense dirigido por Andrucha Waddington. Fernanda Torres estrela o filme interpretando duas personagens: as gêmeas idênticas Iara e Marilena.
A trama, ambientada no Rio de Janeiro nos anos 80, segue as irmãs que enganam os homens ao se passarem uma pela outra. No entanto, a rivalidade entre elas cresce quando uma se apaixona por um homem (interpretado por Evandro Mesquita) e a outra tenta seduzi-lo.
O elenco ainda conta com Francisco Cuoco, Fernanda Montenegro, Matheus Nachtergaele e Caio Junqueira.
Eu Sei que Vou Te Amar (1986)
Por sua performance no drama “Eu Sei que Vou Te Amar”, Fernanda Torres recebeu o prêmio de melhor interpretação feminina em Cannes. Ela foi a primeira atriz brasileira a vencer o prêmio.
Dirigido e escrito por Arnaldo Jabor, o filme conta apenas com Fernanda Torres e Thales Pan Chacon no elenco. A trama segue um ex-casal que se reencontra e discute a relação de forma longa e intensa.
A Marvada Carne (1985)
Nesta comédia, Fernanda Torres estrela como Carula, uma menina do interior que reza todos os dias para arrumar um marido.
Porém, Nhô Quim (Adilson Barros), um homem que anda pelo interior em busca de uma esposa e de carne de vaca, encontra-se com Carula. Assim, Carula inventa que seu pai possui um boi para enganar Nhô Quim.
Kuarup (1989)
- Não disponível nos streamings.
Baseado no romance “Quarup”, de Antônio Callado, “Kuarup” é um drama com direção de Ruy Guerra.
A trama se situa entre os anos de 1954 e 1964, narrando a vida de Nando (Taumaturgo Ferreira), um padre jesuíta que se torna indigenista e depois se envolve politicamente na época da ditadura.
Fernanda Torres interpreta Francisca, um dos interesses românticos de Nando. O elenco ainda conta com nomes como Cláudia Raia.