De acordo com um levantamento do portal Electronics Hub, os brasileiros passam em média 9 horas e 13 minutos de visualização de telas diariamente. Dessa forma, o país ocupa o segundo lugar em ranking de uso de telas em 2024. Paralelamente, também estudamos cada vez mais as consequências do uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Será que passar muito tempo no celular prejudica mesmo a visão?
Por um lado, a tecnologia ajuda com o desenvolvimento de telas que prejudicam menos a vista, mas por outro, as pessoas estão ultrapassando o limite de tempo recomendado. Mas quais são os riscos de se passar muito tempo no celular? Entenda a seguir.
Passar muito tempo no celular prejudica a visão?
De acordo com um estudo da revista Scientific Reports, passar muito tempo no celular, bem como o uso excessivo de eletrônicos como computador e tablets, pode sim prejudicar a visão.
Sobretudo, a saúde dos olhos é prejudicada pela exposição excessiva a telas, que pode comprometer as membranas plasmáticas das células oculares. Isso pode acabar prejudicando algumas das principais estruturas dos olhos, desde a retina até a córnea.
Além disso, passar muito tempo no celular prejudica a visão uma vez que a luz azul-violeta emitida pelas telas tem um curto comprimento de onda, que por sua vez gera uma alta energia e aumenta a taxa de absorção pela retina.
Leia mais
Entre outras coisas, esse excesso no uso do celular, juntamente com essa constante exposição à luz, causam cansaço nos olhos, deixando-os mais secos e irritados.
Especialistas também afirmam que o hábito de mexer muito no celular prejudica a vista, principalmente por conta de a luz azul-violeta estar associada à degeneração macular. Vale lembrar que essa degeneração é uma das maiores causas de cegueira no mundo.
Complicações para os olhos do uso excessivo de celular
Sobretudo, passar muito tempo no celular pode prejudicar a visão com diversas complicações, tais como: cansaço, degeneração macular, dores de cabeças frequentes, vermelhidão, olhos ressecados e coceiras, visão embaçada ou dupla e ainda pode dificultar a concentração.
Então, para evitar tais consequências, o ideal é seguir a quantidade de tempo recomendada para exposição de telas. Saiba qual é a quantidade de horas indicada de acordo com cada idade aqui: “Qual o tempo de tela ideal para cada idade?”.