O Spotify agora permite que podcasts não-hospedados em sua própria plataforma façam o upload de vídeos nos episódios. A empresa liberou o novo recurso na semana passada sem fazer nenhum anúncio público, confirmou porta-voz do Spotify ao TechCrunch.
Os vídeos em episódios de podcasts no Spotify, até então, só eram permitidos nos podcasts hospedados na própria plataforma da empresa, o Spotify for Podcasters. A mudança permite que qualquer podcast, independente da hospedagem, tenha vídeos ao ser reproduzido no streaming de áudio.
Leia mais:
Os criadores de podcasts também podem separar seus feeds de vídeo e áudio, mas isso pode causar certa confusão, pois os episódios passam a ficar duplicados.
Para usar o novo recurso, os criadores devem navegar até o portal Spotify for Podcasters, localizar a versão somente de áudio de um episódio de podcast e clicar nos três pontos à direita para adicionar uma versão em vídeo.
O Spotify tem se concentrado mais em podcasts de vídeo nos últimos anos, o que parece estar valendo a pena. A plataforma, agora, tem mais de 250 mil podcasts de vídeo, contra 100 mil que existiam em 2023.
“O vídeo está se tornando fundamental para a experiência global do Spotify”, disse Maya Prohovnik, vice-presidente de produtos de podcast do Spotify, em comunicado.
“Com o número de podcasters publicando vídeos em nossa plataforma crescendo quase 70% no ano passado, fica claro que os podcasts de vídeo estão repercutindo entre os usuários, e o apetite por conteúdo de vídeo aumentou imensamente”, completou Maya.
Público do Spotify está preferindo consumir vídeos
- Há mais de 170 milhões de usuários globais assistindo podcasts de vídeo no Spotify, afirma a empresa de streaming;
- O número de usuários ativos mensais assistindo podcasts de vídeo cresceu 40% ano-a-ano;
- A plataforma ainda registrou aumento maior nas horas de consumo de vídeo em comparação às horas de consumo somente de áudio no mesmo período.