Parte de uma ponte de três quilômetros de extensão em Baltimore, na Costa Leste dos EUA, desabou ao ser atingida por um navio de carga, na madrugada desta terça-feira. O incidente fez o governador do estado do Maryland, Wes Moore, declarar estado de emergência. Equipes de resgate entraram na água em busca de sobreviventes — os bombeiros trabalham com uma estimativa de que oito pessoas tenham caído na água.
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Ponte de Baltimore desmorona ao ser atingida por navio-cargueiro
A ponte Francis Scott Key, inaugurada em 1977, cruza o rio Patapsco, na região do porto de Baltimore, e é uma importante via local. Mais de 12,4 milhões de veículos cruzaram a ponte em 2023, segundo um relatório do governo do estadual. Quando a estrutura foi inaugurada, o New York Times informou que os custos de construção totalizaram US$ 141 milhões, o que equivale a cerca de US$ 735 milhões (R$ 3,6 bilhões) em valores atuais.
Ao menos 20 pessoas estão desaparecidas após ponte ser atingida por navio e desabar em Baltimore
Quando ponte de Baltimore desmoronou?
A estrutura colapsou por volta da 01h30 (02h30 em Brasília), quando um navio-cargueiro de cerca de 300 metros de comprimento, carregado de contêineres, chocou-se contra um dos pilares de apoio centrais da ponte, provocando uma reação em cadeia. De acordo com uma declaração de Richard Worley, comissário de polícia de Baltimore, não há indicação de que a colisão tenha sido intencional.
De acordo com o governador de Maryland, a tripulação do navio enviou um pedido de socorro antes do choque contra a estrutura. Fontes ouvidas pelo New York Times afirmam que a embarcação relatou perda de propulsão por um problema elétrico antes da batida.
“Estamos gratos por, entre o ‘mayday’ e o colapso, termos tido funcionários que foram capazes de começar a parar o fluxo de tráfego para que mais carros não estivessem na ponte”, disse Moore.
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Quantas pessoas caíram da ponte de Baltimore?
Autoridades confirmaram que pessoas e veículos caíram da ponte nas águas do rio. Inicialmente, uma estimava divulgada pelo Corpo de Bombeiros local indicava que cerca de 20 pessoas e carros teriam caído na água, mas informações mais recentes disseram que o número seria de oito. Barcos da Guarda Costeira e mergulhadores começaram uma operação em busca das vítimas imediatamente.
Horas após o início da operação, os serviços de emergência confirmaram ter retirado duas pessoas do rio, cujas águas estavam a uma temperatura de 9ºC, dentro de uma faixa que representa risco de hipotermia. Ao menos uma delas foi transferida para o hospital em “estado muito grave”, segundo o chefe dos bombeiros, James Wallace. Ele acrescentou que as operações de busca continuam na tentativa de localizar os desaparecidos, e que equipamentos de sonar detectaram a presença de veículos submersos.
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O secretário de Transportes de Maryland, Paul Wiedefeld, disse que o entendimento do governo é de que todas as vítimas do acidente são trabalhadores que faziam um serviço de reparo na ponte, das quais seis ainda estão desaparecidas. As autoridades criaram uma instalação para os familiares, enquanto as buscas continuam.
Acidente no começo da viagem
O navio-cargueiro Dali, de bandeira de Cingapura, havia deixado o Porto de Baltimore minutos antes do acidente. A embarcação estava nos primeiros momentos de uma viagem planejada de 27 dias até o Sri Lanka, onde deveria chegar em 22 de abril, segundo o VesselFinder, um site de rastreamento de navios.
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De acordo com um comunicado emitido pelos proprietários do navio, a Grace Ocean Investment, a embarcação tinha dois pilotos a bordo. Não está claro o total de tripulantes, mas todos foram contabilizados, segundo a empresa.
Antes de iniciar a viagem, o Dali retornou do Panamá aos EUA em 19 de março, ancorando em Nova York. Chegou então no sábado a Baltimore, onde passou dois dias no porto. A Maersk, gigante da navegação, disse em comunicado na terça-feira que fretou o navio, que transportava carga da empresa. A embarcação era operada pela Synergy Group.
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O Dali foi construído em 2015 pela Hyundai Heavy Industries, com sede na Coreia do Sul. No ano seguinte, o navio se envolveu em um pequeno incidente ao bater em um muro de pedra no porto de Antuérpia. O Dali sofreu danos na época, mas ninguém ficou ferido. (NYT e AFP)