Se você não tem espaço suficiente para um desktop completo, mas não precisa da portabilidade de um notebook, ou simplesmente se quiser algo menor, um mini PC pode ser exatamente o que você está procurando.
Durante anos, os mini PCs foram tratados como algo que nunca teria a capacidade de computação que o consumidor precisa, mas os recentes avanços na tecnologia mudaram essa concepção. Para começar, os mini PCs podem ser mais práticos e geralmente custam menos que os desktops de tamanho normal.
Quais as vantagens e desvantagens de um mini PC?
Para aqueles que precisam apenas de um computador suficientemente potente para navegar na web, trabalhar com documentos e outras tarefas simples, um mini PC pode ser mais que suficiente. Ao contrário de um desktop comum, grande e volumoso, os mini PCs são exatamente o que parecem: pequenos PCs que cabem em praticamente qualquer lugar.
Com o avanço da tecnologia, as peças que oferecem desempenho diário para tarefas de escritório e estudo começaram a se tornar mais eficientes. Portanto, hoje em dia, essas partes são menores e exigem menos energia. Isso significa que, para esses casos, grandes computadores não são mais imprescindíveis.
Leia também:
O que é um mini PC?
Como o nome indica, os mini PCs são computadores menores do que o gabinete de um desktop comum. Em geral, eles usam componentes menores do que os de um desktop padrão, isso inclui CPUs e RAM projetadas para uso em laptops.
Os mini PCs podem realizar praticamente qualquer tarefa que não exija uma placa de vídeo dedicada; ainda assim, alguns modelos específicos são capazes de rodar jogos leves ou modelagem 3D.
Mini PC: vantagens e desvantagens
Assim como acontece com os desktops e laptops comuns, o custo dos mini PCs depende das especificações que os usuários estão procurando. Os mini PCs geralmente custam menos do que os desktops e laptops com hardware semelhante, o que os torna uma opção econômica, especialmente se você já tiver os periféricos.
No entanto, em alguns casos, o custo dos periféricos, de uma tela e de uma licença do Windows pode custar mais ou menos o mesmo que um laptop barato. Esse fato, por si só, pode fazer com que a proposta de valor de um mini PC seja menos interessante.
A maior vantagem de um mini PC é, sem surpresa, o pouco espaço que ele ocupa – é possível até mesmo montá-lo na parte traseira de um monitor para que fique completamente fora de vista.
Outro ponto importante é que, embora seja possível atualizar alguns dos componentes de um mini PC, existe uma limitação. Por exemplo, muitos deles não podem ser atualizados em termos de processador.